Cobertura Metálica da Quadra da EMEB Paulo Cardoso de Azevedo é entregue à população

Os moradores do Monte Verde e principalmente os alunos da EMEB Paulo Cardoso de Azevedo foram contemplados no último domingo (10) com uma quadra adequada para a prática do esporte, tanto para quando estiver chovendo ou em dias de muito sol, graças a tão esperada cobertura que o local recebeu.

A cerimônia de entrega aconteceu logo pela manhã e fez parte da abertura das atividades do Franco em Ação Transparência no bairro. O evento contou com aproximadamente 300 pessoas.

A criançada não via hora de estrear a quadra que teve o piso readequado, passou por uma reforma das arquibancadas, renovação da pintura e a instalação da cobertura metálica. O valor investido foi de R$ 508.888,12 feito com recurso municipal.

O prefeito Kiko Celeguim comemorou a inauguração da cobertura da quadra e destacou o sonho de formar atletas de ponta na unidade escolar. “Essa é a quadra mais bonita entre as escolas do município, porque é a mais nova. A ideia é que todos possam transformar isso aqui em um centro de lazer e de formação de atletas. Espero ver nas competições de jogos regionais, muitas crianças disputando handebol, voleibol, basquete, futebol, entre outras modalidades, cuja prática tenha começado aqui na quadra da escola Paulo Cardoso. Tenho certeza que isso vai ser muito importante para a história dos filhos de cada morador do bairro que vão participar de eventos aqui, mas também será importante para toda nossa cidade”, afirmou.

A Secretária Adjunta de Esportes, Silmara Ciamponi, destacou a evolução nos equipamentos esportivos na região do Monte Verde e falou sobre as modalidades que serão disponibilizas por meio da quadra aos munícipes. “Acho que é um ganho incalculável, pois se você olhar no entorno do bairro é um local humilde, populoso, com muita criança. Creio que o Monte Verde vai ser um dos bairros com maior investimento no esporte. Essa quadra vai receber artes marciais, vôlei, basquete, para jovens de 8 a 20, tanto para o público feminino, quanto para o público masculino, entre outras modalidades”

Silmara falou também sobre o próximo equipamento esportivo que será inaugurado em breve na região. “Além dessa quadra, que já vai receberá imediatamente uma grande quantidade de atividades, nós teremos em breve o Centro de Iniciação ao Esporte, que fica próximo e vai ter atividades físicas direcionadas para todos os públicos, garantindo também o acesso para deficientes físicos e idoso. Sendo assim, acho que o Monte Verde vai deslocar o centro de esporte do centro de Franco da Rocha para o bairro, pois terá dois equipamentos bonitos, que vão atender o dia inteiro”, disse.

Ainda sobre a importância da prática esportiva, a secretária crê que daqui a alguns anos Franco da Rocha terá muitos atletas formados na quadra recém-inaugurada. “O esporte atinge duas vertentes em uma tacada só: inclusão social e prevenção de doenças através da atividade física. Começamos hoje o plantio e acredito que daqui cinco a 10 anos vamos ter atletas disputando campeonatos de ponta, em nível estadual e nacional e vamos trabalhar com prevenção de doenças de uma maneira incalculável para evitar diabete, hipertensões, pois são dois equipamentos que têm totais condições de atender essas demandas”, afirmou”

Orgulhosa ao ver sua escola revitalizada, a diretora, Silvia Macedo, falou do impacto visual das mudanças na unidade. “A melhoria foi fantástica, a expectativa foi superada, tanto de dentro da escola quanto nos arredores. Quando enxergamos o prédio de longe é fantástico, pois está lindo, isso nos motiva a trabalhar muito mais. Tudo isso também é possível graças à verba do Pró-escola. Todos os alunos estão muito felizes pela realização desse sonho. E mais que o sonho é a garantia de um direito, a criança precisa de um espaço adequado para a prática do esporte”, finalizou.

Marcaram presença na inauguração, além do prefeito Kiko, os vereadores Josineto, Pablo Cunha e Eric Valini. Também estiveram no evento, a Secretária de Educação Renata Celeguim, o Secretário da Fazenda Ricardo Costa e o Diretor de Esportes, Rommeu Silva.

Confira as imagens da inauguração

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)