Médicos da rede municipal de saúde de Franco da Rocha recebem orientações sobre Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave

O médico infectologista da Praça da Saúde de Franco da Rocha, Paulo Antônio Friggi de Carvalho, ministrou na manhã da sexta-feira (15), uma capacitação para os médicos da atenção primária, com orientações sobre Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui entre outras doenças, o H1N1.

O objetivo da conversa foi a apresentação de causas, complicações, tratamentos e prevenção relacionadas a essas patologias, para que desta forma, a equipe de médicos do município possa atuar de maneira mais efetiva contra elas e verificar os melhores procedimentos a serem adotados.

Entre os dados apresentados, constatou-se que no sul e sudeste do país a incidência dessas síndromes é maior no outono e inverno, e que elas causam infecção das vias aéreas e aumento na temperatura corporal. Segundo relata o infectologista: “não existe gripe se não houver febre”.

A vacinação anual contra a influenza é uma das medidas utilizadas para a prevenção da doença, já que pode ser administrada antes da exposição ao vírus e pode promover imunidade segura e efetiva no período de maior incidência de casos.

Texto e fotos: Lucas Cardoso