Prefeito Kiko conversa com moradores da Vila Josefina e região

Apresentação de obras e ações e prestação de contas dos investimentos aplicados pela prefeitura são os principais pontos abordados na Plenária que está sendo organizada durante as tardes de sábado e domingo, após o término das atividades do Franco em Ação Transparência nos bairros de Franco da Rocha.

Os moradores participam expondo suas dúvidas que são esclarecidas pelos responsáveis das áreas abordadas e pelo próprio prefeito, Kiko Celeguim.

Na sua explicação na Vila Josefina, Kiko elencou aos moradores do bairro o que e onde a prefeitura aplicou verbas para melhoria e desenvolvimento da região:

“Eu gostaria de destacar uma obra muito importante aqui para a Vila Josefina, que é o acesso novo da cidade, que se chama Angelo Celeguim. Esse acesso, para quem vive aqui e já deve ter usado, facilita e encurta o caminho para que vocês possam sair da cidade em busca do trabalho em diversos lugares”.

“Outra obra importante, que eu gostaria de destacar aqui na região, foi uma intervenção, inclusive que o vereador Eric Valini coordenou com a população, que foi a instalação de rede de esgoto aqui na rua Poá, que é o fundo de vale aqui atrás da rua Hércules, onde fizemos pelo menos uma 220 ligações de esgoto. Devemos começar nas próximas semanas a obra de pavimentação da rua Poá, uma continuação da rua Jaci, que atende algumas dezenas de famílias”.

“Está em processo de conclusão um trecho da canalização do córrego da Água Vermelha, lá embaixo no Jardim União. Ali era um lugar que, qualquer chuva que dava, alagava e estava colocando em risco a estrutura da rua. Então fizemos a canalização, em uma parceria com o governo federal e devemos concluir nas próximas semanas”.

“Estamos construindo aqui na região uma Unidade Básica de Saúde, ela fica fisicamente no Jardim União. Essa unidade atenderá uma parte da população do Jardim União e a Vila Rosalina deve diminuir a demanda de atendimento. Portanto, a nossa expectativa é que possamos melhorar a qualidade de atendimento para a população da Vila Josefina, quando inaugurar essa unidade”.

“Quero destacar ainda na saúde, a implantação do programa Estratégia Saúde da Família. Para quem não conhece, esse é um programa que já existe há muito tempo aqui na cidade, desde 1996 mais ou menos, só que ele ficou muito tempo sem ampliação. É um programa importante (…) porque é uma maneira mais inteligente, no nosso ponto de vista, de oferecer saúde que é a prevenção. Na UBS da Vila Rosalina estamos concluindo uma reforma, e evidentemente, precisa de uma reforma mais ampla, já que é uma unidade antiga, mas conseguimos, fazer diante das limitações financeiras, pequenas intervenções lá para melhorar um pouco a qualidade do atendimento”.

“Gostaria de citar também com relação ao serviço de desenvolvimento social. Muitas pessoas da cidade utilizam um serviço na cidade chamado CRAS. Para quem não conhece é o Centro de Referência de Assistência Social, todo mundo que de alguma maneira recebe algum benefício do governo federal, do governo do estado ou mesmo da prefeitura, ela precisa fazer parte do que chamamos de um cadastro, que é um CAD único que estamos construindo. O problema é que necessitamos de um prédio que referencie essas famílias. Quando tem algum tipo de programa ou beneficio, ou quando a cidade oferta a oportunidade de fazer algum tipo de curso de qualificação profissional, para esses cidadãos eles precisam se deslocar até esse CRAS. E nest região toda tem muita gente que utiliza o serviço e precisava se deslocar até o Jardim Progresso que é o que referenciava essa região. Nós realizamos uma pequena reforma em um prédio localizado ali na Vila Bazu, e aproximamos o serviço aqui da região. Então hoje, as mães, pais e crianças que fazem parte dessa rede social, que precisam desse serviço, elas se referenciam no serviço mais próximo da casa delas, é uma facilidade de criamos para a comunidade”.

“Também realizamos a pavimentação de quatro ruas aqui no Jardim Alice, com destaque a Euclides da Cunha, que era uma ladeira grande, foi uma obra muito importante pois trouxe mais dignidade para as famílias que vivem lá”.

“A escola Nelson Rodrigues era um antigo posto de saúde, uma escola muito inadequada. Com os investimentos, hoje tem acessibilidade, ampliou-se as salas, ela foi toda pintada. Ou seja, está mais digna para que os profissionais trabalhem e as crianças estudem”.

A Plenária de sábado durou quase duas horas e contou com a participação de mais de 50 pessoas entre moradores e trabalhadores da prefeitura.

Textoo e fotos: Selma Viana