“O Sonho e o Tempo no Hip Hop” reúne rappers que motivam atendidos do CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), junto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, organizou um encontro na tarde desta terça-feira (24), que aconteceu no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, entre os atendidos pela unidade, com artistas envolvidos na música para tratar sobre “O Sonho e o Tempo no Hip Hop”.

O evento contou com aproximadamente 50 pessoas e no encontro, foram abordados diversos assuntos pertinentes ao ritmo pelos rappers Ju Durões, Gav, DJ Lobo e Chai, que é do grupo Odisseia das Flores de Franco da Rocha.

Logo no começo da reunião foi apresentado uma árvore, onde era necessário que os participantes escrevessem frases referentes ao dia e aos sonhos em um post-it, que depois foi colocado nas raízes para dar a ideia de que ali estava sendo plantado um sonho e que todos deveriam correr atrás do que almejam. Aquilo que estava escrito e que foi colado na árvore representou uma semente.

O Diretor de Proteção Social, Raphael Cruz, falou sobre a importância do encontro que aconteceu na tarde desta terça-feira. “Essa conexão de Rap Grafite, entre outras, faz bem para a alma e é sempre bom para poder ocupar a cabeça. Damos aqui mais um degrau de possibilidade aos atendidos, pois acreditamos em cada um. Acreditamos que é possível. Para ajudar cada um vamos caminhar juntos”.

Depois da fala do diretor, o Rapper Gav, de 19 anos, contou sua história e falou que está no Hip Hop desde 2012. Ele aproveitou para motivar a galera presente. “Passei por dificuldades, mas não desisti. Com pensamento positivo a gente pode fazer o que quiser. A partir do momento que você acredita que pode, você conquista”. Ao final de sua fala, Gav cantou algumas músicas de seu repertório.

O Dj Lobo, que é companheiro do Rapper Gav, falou sobre a importância da música na vida do ser humano “Ela resgata um diamante da lama e transforma ele”.

A rapper Chai, do Grupo Odisseia das Flores, destacou a liberdade da mulher para fazer o que quiser e também ficou feliz ao ver que outras pessoas de seu bairro estavam presentes na reunião. Ela cantou músicas da autoria do grupo e fez a galera cantar.

“Esse momento vai ficar na memória de vocês para sempre e espero que no coração também. Se a gente está vivo e erramos, temos a chance de fazer diferente e o que nos muda são as nossas escolhas”, afirmou a rapper.

Ao final, deixou um recado para cada pessoa presente sair do local refletindo. “Quem é o nosso verdadeiro inimigo?”

Ju Durões também fez uma apresentação de uma música autoral escrita na última semana e deu sequência na leitura dos post-it colocados na árvore. “Hoje estou feliz; quero ser skaitista profissional”, entre outras declarações.

O DJ Lobo abriu um momento para que as pessoas curiosas em conhecer como funciona a picape pudessem apertar os botões e ouvir nos alto-falantes as batidas. Alguns até mandaram bem e se empolgaram no que até então era uma brincadeira, mas que poderia virar naquele momento um sonho.

“O que eles (artistas) trouxeram aqui, faz parte do que o CREAS quer oferecer para cada atendido, que é o despertar do sonho dentro de cada um e saber que é possível alcançar os objetivos. Tudo que foi apresentado tem relação com o que trabalhamos dentro da unidade, só que foi de uma forma diferente, com uma atividade cultural bem bacana que contou com exemplos de vida”, finalizou a gestora do CREAS Cristiane Souza.

Confira as fotos do encontro