Palestra no Centro Solidário aprimora técnicas de manipulação de alimentos

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Diretoria de Vigilância Sanitária de Franco da Rocha, realizou na manhã desta quarta-feira (1), uma palestra de Boas Práticas da Alimentação para cerca de 25 alunos da Padaria Artesanal, Incubadora Municipal e futuros feirantes no Centro Solidário.

O representante da Vigilância Sanitária, Luiz Fernando Pinheiro, falou sobre os principais assuntos referentes a manipulação, conservação e preparo dos alimentos para aprimorar as técnicas dos alunos na hora de fazer pães, doces e outras iguarias.

O principal tema pautado na palestra foi sobre as práticas de higiene que devem ser seguidas pelos manipuladores de alimentos, desde a escolha do produto a ser utilizado no preparo do prato até a venda ao consumidor, com o objetivo de evitar ocorrências relacionadas à doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

“O importante desta palestra é fornecer um manual de boas práticas com higiene e segurança, evitando transtornos futuros a esses alunos, ensinando-os a manipular, armazenar e preparar de forma melhor os alimentos.” ressaltou o Doutor Luiz Fernando.

Os principais métodos de boas práticas citados foram, como lavar corretamente as mãos, o uso do álcool em gel, verificação de matéria-prima, locais higiênicos para a conservação. Também foi abordado como não praticar a contaminação cruzada, causada pela troca de talheres durante a preparação de alimentos diferentes, como por exemplo, a transferência do cisto da carne de porco para uma verdura utilizando o mesmo talher.

A aluna Veronice dos Santos de 58 anos, integrante do projeto da Incubadora Municipal, falou sobre a importância do treinamento: “Essas técnicas vão ajudar a nós todos, e passaremos adiante, usando em casa e outros locais.”

Ao fim da palestra, Luiz Fernando, acompanhado dos agentes da Vigilância Sanitária, Robson Mandri e Sandro Caetano, respondeu diversas questões dos alunos e entregou o certificado de participação da palestra de duas horas para cada participante.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos