Prefeitura lança Incubadora Pública Municipal de Economia Solidária no Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional

Foi realizado o lançamento da Incubadora Pública Municipal de Economia Solidária de Franco da Rocha, na manhã desta quarta-feira (8), no Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional.

A solenidade contou com a presença do prefeito Kiko Celeguim, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Paulo Barreto, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro, e os vereadores George e Erick Valini e Neiva Hernandez, da representante do Fundo Social de São Paulo, que veio em nome da primeira-dama, Lú Alckimin, Patrícia Lafuria.

Kiko cumprimentou e agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de manter e ampliar o projeto. “Nosso esforço para o processo de economia solidária, aqui em Franco da Rocha, com a legislação, é poder agora, ano a ano, passo a passo, ir ampliando a abrangência do programa, dando mais formação e garantindo portas de saída para muitas famílias que tiveram pouca oportunidade”.

“Então, é por isso que queremos avançar em pontos de venda e ter mais condição dos recursos entrarem aqui na política da economia solidária, mas estruturar para que isso não seja uma forma de vida das pessoas, e sim, uma passagem para uma oportunidade de andar com as próprias pernas”, ressaltou o prefeito ao final de seu fala.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Paulo Barreto, comentou sobre o programa e seu lançamento. “É muito legal virmos em dia de inauguração, mas a de hoje, se torna ainda mais especial porque ela foi possível com as oportunidades, recursos e orientações que tivemos. Então, isso amplia ainda mais essa conquista”.

Uma das alunas da panificação artesanal e participante da incubadora, Fernanda Lourenço, falou em representação aos usuários do Centro Solidário. “Gostaria de agradecer a confiança da prefeitura, da Paula, por terem acreditado que podemos construir uma cidade melhor, que podemos trabalhar e ter nossa própria renda, trazendo essa parceria da economia solidária para a nossa cidade. Está sendo maravilhoso e vai trazer muito crescimento para Franco”.

Sobre o projeto
A incubadora é um projeto que dá assessoria para empreendedores e busca a inserção no mercado de trabalho para a geração de renda, além de valorizar o ser humano.

Os alunos dos cursos de capacitação nas áreas da beleza, alimentação, costura e artesanato, oferecidos em parceria com o governo do estado e por uma iniciativa municipal, passam pelo aprendizado de técnicas e teorias.

Logo após, eles entram na fase de incubadora e recebem assessoria que tem duração de um a dois anos, onde cada um se qualifica em sua área de preferência, até estarem preparados para atuarem no mercado.

Incubadora:
A incubadora é um projeto que dá assessoria às pessoas que estão cadastradas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e trabalha na formação de empreendedores. Esse acompanhamento, que é feito durante dois anos, busca a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho para a geração de renda, além de valorizar o ser humano.

Quem pode participar:
Usuários dos serviços sociais oferecidos nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Como participar:
O interessado deve procurar uma das quatro unidades do CRAS – Monte Verde, Lago Azul, Vila Bazu e Jardim Luciana – ou o CREAS, que fica na Av. Sete de Setembro, 609 – Vila Martinho.

Endereço e telefone dos CRAS:
CRAS – MONTE VERDE
Endereço: Rua Manoel de Jesus, Nº95, Vila Palmares
Fone: 4800-5111 / 4800-5112

CRAS – VILA BAZÚ
Endereço: Rua Paoli, Nº15, Vila Irma
Fone: 4800-7491

CRAS – LAGO AZUL
Endereço: Rua Oroxó, Nº165
Fone: 4800-5109 / 4800-5110

CRAS – JARDIM LUCIANA
Endereço: Av. Pacaembu, Nº11