Prefeitura inaugura novo Centro Dia do Idoso Tereza Nair Leonardi Anzelotti

A Prefeitura de Franco da Rocha, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (13), o Centro Dia do Idoso (CDI) Tereza Nair Leonardi Anzelotti, localizado na rua Tunis, no bairro do Parque Vitória.

O evento contou com a participação do prefeito Kiko Celeguim, do ex-Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, do Deputado Estadual, Alencar Santana Braga, do Ex-deputado e Secretário do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), Widerson Tadeu Anzelotti, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro, os vereadores Eric Valini, Pablo Cunha, Josineto, George, Valdir da Santa Casa, Neiva Hernandez, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, Kiko cumprimentou e agradeceu a presença de todos, e em seu discurso falou sobre as instalações do novo prédio.“Esse centro tem o intuito de ser um local de acolhimento, não um asilo, onde os idosos passarão o dia todo com uma série de atividades, acompanhadas por profissionais da saúde e farão atividades de recreação para que eles possam viver próximo à família.

Na visão do prefeito, o CDI é uma maneira de não tirar o idoso do convívio familiar, fundamental para que ele possa desenvolver o seu espírito de felicidade. “Mas também, é um espaço de convivência com seus colegas para que eles possam ter acompanhamento médico de saúde, alimentação”, concluiu Kiko.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro, também falou sobre o novo centro. “Conseguimos implantar um serviço que permite que os nossos idosos, as pessoas que aqui vão frequentar, tenham, não somente um espaço construído, mas um local onde haja amor, carinho e uma acolhida, para que se transforme em um momento digno em que eles possam dar continuidade na caminhada”.

O Centro Dia do Idoso Tereza Nair Leonardi Anzelotti, recebeu esse nome em homenagem à mãe de Widerson T. Anzelotti. Durante a cerimonia, foram plantadas no terreno do prédio três cerejeiras que representam as gerações da família Anzelotti.

O local conta com um amplo salão de atividades, sala multiuso, tudo com a acessibilidade adequada para atender aos idosos e proporcionar lazer, respeito e qualidade de vida a eles.

Mais sobre o novo equipamento:
O Centro Dia do Idoso é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

Publico Alvo: Idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

Inscrição: se dará por meio de procura espontânea do próprio idoso ou de sua família no local de funcionamento do serviço, ou por encaminhamento da rede socioassistencial ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Sistema de Garantia de Direitos e ainda por demanda de outras políticas públicas que atendam idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Período de Funcionamento: das 8h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Trabalhadores no Centro Dia do Idoso: composto por equipe técnica multidisciplinar – responsável pela organização e planejamento do serviço – e equipe operacional – responsável pela manutenção e funcionamento do equipamento. São eles: Coordenadora, Assistente Social, Psicólogo, Médico, Enfermeira, Auxiliar de Enfermagem, Acupuntura, Professor de Educação Física, Arte-educador (Oficinas), Cuidadores, Merendeira, Auxiliar Administrativo e Serviços Gerais.
Alimentação: Os usuários do Centro Dia do Idoso terão acesso a alimentação, com cardápio elaborado por nutricionista da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Refeições: café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.

O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Evitar seu isolamento social e a institucionalização, reduzir o número de internações médicas e o número de acidentes domésticos com idosos. Visa ainda fortalecer os vínculos familiares através de orientações e compartilhar com família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso, além estimular a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa.

Veja as fotos da inauguração

(Texto e foto: Lucas Cardoso)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).