CREAS realiza palestra especial para as mulheres atendidas na unidade

As mulheres atendidas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) tiveram uma palestra motivacional na manhã desta terça-feira (21).

O encontro aconteceu na sede do CREAS e reuniu aproximadamente 20 mulheres participantes dos programas oferecidos na unidade e mães de adolescentes atendidos não só pelo CREAS, mas também pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) de Franco da Rocha.

“Esperamos que com essa participação de vocês, possamos proporcionar o compartilhamento de experiências, ajudando-as a acharem soluções para diversos problemas e garantir também um momento de lazer.” ressaltou o Diretor de Proteção Social, Raphael Cruz no início da palestra.

A psicóloga Marina Costa, de 27 anos, foi a palestrante que levou as atividades para as mulheres presentes, com o objetivo de ajudá-las a esquecer por um tempo os problemas e relaxarem em um ambiente aconchegante, com diversas histórias a serem contadas, e dali, tirar algum aprendizado para a sequência da vida.

Entre as atividades estava o relaxamento com músicas orientais, considerada universal por ser um “remédio” para a mente, ajudando a todas no local a enxergarem tudo por um outro ângulo, com o direito de meditar, ir além e extrair tudo de bom que a vida dá.

Marina falou sobre a oportunidade de proporcionar esse momento para as mulheres presentes na palestra. “Foi uma experiência muito interessante e rica, com um grupo variado. Tivemos mulheres com histórias de vida muito diferentes, mas que no fundo tinham algo em comum que reuniu todas aqui”.

Outra dinâmica passada pela psicóloga foi a de um desenho em uma folha branca com base na mandala, cujo termo significa “círculo” ou “completude”, um símbolo circular que representa o universo e a procura pela paz interior. A finalidade foi a de trabalhar a própria orientação do pensamento, uma vez que auxilia na meditação.

Na apresentação dos desenhos, cada pessoa teria que falar o que estava ali representado. Jaci Brandão, de 49 anos, moradora do Parque Munhoz, estava emocionada e comentou sobre seu desenho. “Foi bem simples, porém de coração. Fiz uma flor rosa para me representar, mostrando o jeito que vejo o mundo, todo cor-de-rosa, pois sinto que sempre tenho que ajudar alguém. Os dois corações azuis representam meus filhos, pelos quais sempre vou lutar e mesmo em meio as dificuldades, vou até o fim para ajudá-los com o meu amor de mãe”.

Jaci também falou sobre o quanto foi importante a palestra e o quanto ficará marcado em sua vida esse momento. “O encontro me ajudou a refletir sobre meus problemas e parar para pensar na melhor forma de resolvê-los. O CREAS me deu a mão quando ninguém quis me ajudar e sou muito grata por isso. Eu vou sair daqui mais forte”, com os olhos marejados, Jaci concluiu.

“O fato de ser mulher e ter uma história de dor, uniu todas que estavam aqui presentes formando uma rica coletividade, expressando sentimentos e mostrando o quantos todas são fortes”, assim, a Psicóloga Marina Costa terminou a palestra.

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).