Um ano de atendimento da saúde à População Privada de Liberdade é comemorado no Centro Cultural

Na tarde desta quarta-feira (22), foi realizado no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, a comemoração de um ano dos trabalhos feitos nos presídios realizados pelo Instituto Acqua, que tem parceria com a prefeitura e presta atendimento de saúde à População Privada de Liberdade (PPL). Durante o evento também foi realizado o lançamento dos protocolos de atendimento na área da saúde do sistema prisional.

Ao longo dos últimos 12 meses foram feitas 18.028 consultas médicas, 161.384 procedimentos médicos e de enfermagem para 9.551 pessoas privadas de liberdade em cinco unidades prisionais do município.

Os profissionais responsáveis por cuidarem da PPL, atenderam nas áreas da saúde da mulher, saúde bucal, tuberculose, controle de diabetes, hipertensão, hanseníase e outras dermatoses, DST/HIV e hepatites, além de atividades educativas em grupo, entre outras.

A implantação desse serviço no último ano foi responsável por reduzir o deslocamento dos reeducando até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), evitando assim que eles passem na frente das pessoas que aguardavam atendimento, causando fila consequentemente.

Segundo a Secretária de Saúde, Lorena Rodrigues, essa é uma iniciativa inovadora. “Em todo esse um ano fomos aprendendo e chegamos nesse período bem consolidados, lançando agora o protocolo de atendimento que será muito importante daqui para frente, pois será responsável por nortear todo o trabalho”.

A secretária comemorou a boa aplicação do projeto e ressaltou o trabalho necessário para o serviço começar a funcionar. “Houve muita vontade e parceria para buscar o recurso e fazer a implantação desse serviço. Nos sentimos muito felizes por saber que estamos no caminho certo e que hoje realmente esse projeto é um sucesso. A garantia que temos é de continuidade e crescimento desse tipo de serviço cada vez mais”, afirmou Lorena.