Feira de Economia Solidária é lançada em Franco da Rocha

O Fundo Social de Solidariedade realizou na manhã desta sexta (01/07) o lançamento da Feira Municipal de Economia Solidária, que fica em frente a Casa de Cultura, como parte de um dos instrumentos da lei de economia solidária, que diz respeito a comercialização.

A Feira Franco Art já existia, porém pertencia ao setor de Desenvolvimento Econômico e passou a ser responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade e oferece a oportunidade aos integrantes do programa Incubadora Solidária de comercializar os trabalhos culturais e artesanais que produzem.

A presidente do Fundo Social, Paula Barreto explicou a importância do espaço. “Dentro do programa, essa feira resgata as matrizes africanas, entre outras, além de trazer objetos da nossa região, ou seja, é um local que se alguém vier aqui para Franco, poderá levar uma lembrança da cidade, que até então não era pensado.”

A gestora de Núcleo, Projetos e Ações Solidárias, Karin Dártora, falou que a importância desse lançamento é mostrar para o munícipe de Franco da Rocha a criação de oportunidades para eles, que é a geração de renda, além de resgatar essa cultura típica. “A feira é um espaço em que podemos comercializar de uma maneira mais justa e solidária.”

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro, destacou que esse é o resultado de um trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade tem feito junto à equipe e que a feira representa um espaço de comercialização e serve de oportunidade para que as pessoas possam produzir e expor o que aprenderam no processo de capacitação, além de gerar renda para suas famílias.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Barreto compareceu no evento que também contou com a presença do vice-prefeito Dr. Nivaldo e dos vereadores Neiva Hernandez e Eric Valini.

Quem pode participar?
– Famílias atendidas pelos programas de transferência de renda;
– Trabalhadores em situação de vulnerabilidade social;
– Jovens de baixa renda (acima de 18 anos);
– Mulheres chefes de família;
– Pessoas com deficiências físicas;
– Pessoas capacitadas pelas oficinas profissionalizantes dos programas sociais.

Incubadora:
A incubadora é um projeto que dá assessoria às pessoas que estão cadastradas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e trabalha na formação de empreendedores. Esse acompanhamento, que é feito durante dois anos, busca a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho para a geração de renda, além de valorizar o ser humano.

Quem pode participar:
Usuários dos serviços sociais oferecidos nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Como participar:
O interessado deve procurar uma das quatro unidades do CRAS – Monte Verde, Lago Azul, Vila Bazu e Jardim Luciana – ou o CREAS, que fica na Av. Sete de Setembro, 609 – Vila Martinho.

Endereço e telefone dos CRAS:
CRAS – MONTE VERDE
Endereço: Rua Manoel de Jesus, Nº95, Vila Palmares
Fone: 4800-5111 / 4800-5112

CRAS – VILA BAZÚ
Endereço: Rua Paoli, Nº15, Vila Irma
Fone: 4800-7491

CRAS – LAGO AZUL
Endereço: Rua Oroxó, Nº165
Fone: 4800-5109 / 4800-5110

CRAS – JARDIM LUCIANA
Endereço: Av. Pacaembu, Nº11