Mais saúde para Franco: Nova UPA 24h é inaugurada

No primeiro dia do mês de julho de 2016, os franco-rochenses ganharam um prédio adequado para o pronto atendimento da população, que é nova UPA 24h, localizada no centro da cidade, na Av. Liberdade, atrás do Paço Municipal da Prefeitura.

A partir de agora, Franco da Rocha conta com um novo prédio com cerca de 3.000 metros quadrados, que terá capacidade para atender até 300 pacientes por dia, além de possuir mais de 40 leitos e 10 consultórios.

Emocionado, o prefeito Kiko Celeguim agradeceu pelo empenho de todos para que fosse possível a entrega da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e motivou os presentes durante a inauguração. “Deixo aqui um agradecimento especial para minha equipe. Temos um time e quando a gente segura no braço do companheiro nós vamos longe. Quando contamos as mesmas histórias e discursamos com o mesmo tom, a nossa voz vai além e é capaz de realizar grandes transformações”.

O prefeito também falou sobre o novo equipamento da saúde entregue nesta sexta-feira. “Um prédio moderno, capaz de atender de 800 a 1000 pessoas por dia, que eu sei que vamos ter que atender várias pessoas também da nossa região, pois na medida que a gente entrega um equipamento de qualidade e estamos oferecendo um serviço público de saúde integrado, nós temos que abrir as portas”.

Sabendo da qualidade da equipe, Kiko mostrou muita confiança nas pessoas que estarão na linha de frente do atendimento da nova UPA. Segundo ele a equipe que dirige atualmente a Secretária de Saúde e o Governo, como um todo, vão assegurar de prestar um bom serviço e também que esse passo não seja maior que a perna, para que seja possível manter as contas da prefeitura em dia e equacionadas, mesmo com o ingresso de um serviço de grande porte para a população do município.

Durante a inauguração, a Secretária de Saúde, Lorena Rodrigues, afirmou que fazer saúde pública no Brasil é muito difícil, pois existem problemas o tempo inteiro. “A gente lida com dor, com sofrimento, com morte e nesse tempo que estou na Saúde, eu aprendi a admirar isso, pois lida com sofrimento o tempo todo, mas também lida com vida, com salvação”

Lorena deixou sua expectativa quanto a nova UPA. “Queremos que ela represente pra cidade de Franco da Rocha mais vida, mais sucesso, mais qualidade no atendimento e a gente sabe que isso vai acontecer”.

Outros pontos na área da saúde também foram destacados durante o evento. “Investimos muito também na saúde da família, na atenção básica. Queria deixar registrado que atualmente os índices de saúde no município de Franco da Rocha nos mostram que a gente está no caminho certo. Uma das coisas que mostra isso é, por exemplo, a redução na taxa de internação, por conta desse trabalho de atenção básica que tem sido muito eficiente”, apontou Lorena.

A Secretária de Saúde ainda ressaltou que Franco da Rocha saiu na frente de muitos municípios, pois alguns receberam investimento para a construção de Unidades de Pronto Atendimento, que é uma obra complexa, uma obra de difícil execução e desde 2009 ainda não foram entregues.

Feliz com a inauguração, Lorena finalizou falando sobre a nova estrutura. “Toda a equipe da UPA sabe que conseguimos entregar um serviço de qualidade à população, mas nos faltava o prédio com uma estrutura adequada, um prédio voltado e preparado para ser um pronto-socorro. Agora a gente tem”, comemorou.

A nova UPA foi construída pela prefeitura, em parceria com os governos estadual e federal. O valor total do investimento é de R$ 3,7 milhões, sendo R$ 3,1 milhões do governo federal e R$ 628 mil da Prefeitura. Também houve investimento na compra de equipamentos sendo R$ 488 mil do Governo Federal e R$ 220 mil do Governo Estadual.

Durante essa sexta-feira, Franco da Rocha ganhou duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) , uma na Vila São Benedito, que foi denominada de Gilson Gabriel da Rosa e outra no Monte Verde, cujo nome é Enfermeira Rosa Genoveva dos Reis.

Veja algumas fotos

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)