No Parque Vitória, Casa de Repouso é fechada por equipe da prefeitura

Uma equipe da prefeitura de Franco da Rocha, formada por integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária, Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos e Desenvolvimento Social, fecharam na segunda-feira 12 de setembro, uma Casa de Repouso que estava instalada na rua Sofia, 340, no Parque Vitória.

O fechamento ocorreu após a prefeitura ser notificada pelo Ministério Público, que recebeu uma denúncia pedindo averiguação da casa. No local, estavam presentes nove pessoas abaixo de 60 anos e algumas com deficiência.

Segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos, Paulo Mancz, o espaço não tinha alvará de funcionamento, laudo da vigilância sanitária e equipe profissional da saúde para acompanhar os atendidos.

A responsável por prestar o serviço na casa foi encaminhada para a delegacia de Franco da Rocha, por exercer uma atividade sem a autorização necessária e também por medicar os pacientes sem o devido auxílio de um responsável da área da saúde. Um Boletim de Ocorrência foi aberto.

A ação de fiscalização nas casas de repousos para idosos ou portadores de deficiência, é um trabalho que a prefeitura de Franco da Rocha está realizando em conjunto com o Ministério Público. Na ação, em caso de fechamento da unidade, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social reencaminha as pessoas atendidas para outros espaços ou para os familiares.

Denunciar é importante!
Para inibir ações irregulares e preservar o cuidado aos idosos e as pessoas com deficiência, a prefeitura já realizou desde 2013, o fechamento de 23 casas como essa no município.

Duas semanas antes desse fechamento, após denúncias de maus tratos, uma outra casa de repouso, localizada no Mato Dentro, também foi fechada. No local eram atendidas mais de vinte pessoas. “É fundamental que a população nos ajude neste trabalho e denuncie caso saiba de algum lugar funcionando de forma irregular”, orienta Mancz.

Quem desconfiar de alguma casa que presta cuidados sem autorização, pode fazer a denúncia por meio da ouvidoria da prefeitura, de forma anônima, pelo telefone 4800-1726.

E, para saber onde encontrar unidades que estejam regularizadas, basta entrar em contato com a Secretaria de Vigilância Sanitária por meio do número 4800-1927.

Texto: Ewerton Geniseli