Profissionais da saúde de Franco da Rocha recebem capacitação sobre a Sífilis

Foi realizada uma capacitação, na Praça da Saúde, na manhã desta sexta-feira (14), para os gerentes da atenção primária, os enfermeiros e alguns médicos, sobre o manejo clínico da Sífilis adquirida, congênita e em gestantes.

A palestra foi ministrada pela Gestora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Carolina Santiago, pela Enfermeira e Gerente da Unidade Básica do Lago Azul, Thais Rivera e pela Gestora do Centro de Orientação e Sorologia (COAS), Rosemeire Castanha, e reuniu aproximadamente 20 profissionais.

Segundo a Gestora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Carolina Santiago, essa capacitação é importante devido ao número de casos de Sífilis no país e que registra um alto nível de contaminação, principalmente de jovens e adolescentes, por falta de uso de preservativo.

Um dos enfoques da reunião, em referência ao Outubro Verde, instituído em 2016 pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e pela Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), foi o combate a Sífilis congênita, que ocorre quando a gestante transmite a doença para a criança através da placenta.

Para Carolina é necessário que as unidades estejam prontas para orientar e tratar a doença. “A atenção primária tem que estar preparada para atender esse público, as gestantes, a forma correta do tratamento, para que nenhuma criança nasça com sequelas da sífilis. Deve ser feito também o acompanhamento dela até um ano e meio de vida, para vermos se não houve nenhuma complicação derivada da doença”, ressalta.

Para mais informações, completas e seguras, sobre a Sífilis e outras doenças, acesse o site do Ministério da Saúde pelo link http://www.aids.gov.br/

Sobre o Outubro Verde
O Outubro Verde é parte de uma campanha nacional criada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e pela Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP) para o mês de conscientização da prevenção da Sífilis congênita, que se caracteriza pela transmissão da sífilis da mãe para o bebê.

Um dos principais objetivos da campanha é a busca de ações conjuntas e o estímulo de debates para a eliminação da doença.

Texto e foto: Lucas Cardoso


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).