Programa Antitabagismo inicia nesta terça-feira (25)

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará na terça (25), o Programa Antitabagismo para munícipes que queiram abandonar o vício de fumar.

O processo contará com dois grupos compostos por 15 pessoas e tem duração mínima de seis meses, pois varia de acordo com cada pessoa e com o grau de dependência em que ela se encontra. Serão dois encontros por mês, nos dois primeiros meses. A partir do terceiro, será um por mês.

Durante esse período eles receberão acompanhamento com psicólogo, dentista, nutricionista, farmacêutico, assistência social, entre outros profissionais, que darão apoio ao tratamento.

Segundo a Farmacêutica e Coordenadora do programa, Cleide Vitar de Toledo, esse trabalho é importante por ser uma questão de saúde pública. “A maioria das doenças cardiovasculares está no fumo, com o programa diminuiremos doenças. O objetivo maior é promover a qualidade de vida”.

A inscrição para o programa pode ser realizada em qualquer unidade de saúde do município. Os encontros acontecerão na Praça da Saúde, no centro da cidade.

Sobre o Tabagismo
O tabagismo é uma doença epidêmica causadora de dependência comportamental, física e psicológica, de maneira parecida ao que acontece com o uso de heroína, álcool e cocaína. Essa dependência ocorre devido a nicotina presente em materiais produzidos a base de tabaco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, e é responsável por aproximadamente 63% dos óbitos ligados às doenças crônicas que não são transmissíveis.

Para mais informações sobre a doença, acesse o site do Instituto Nacional do Câncer: www2.inca.gov.br

Texto: Lucas Cardoso