Combate ao Aedes aegypti pelo Controle de Zoonoses e Vetores de Franco continua

De acordo com o Controle de Zoonoses e Vetores de Franco da Rocha, com a chegada do verão e as consequentes chuvas da estação, ocorre o aumento dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Por esse motivo, o setor continuará a conscientização da população para que evitem manter materiais que possam acumular água, expostos ao tempo. Alguns casos, em que não houver a possibilidade de retirada, deve-se, ao menos, higienizar semanalmente esses locais com cloro.

Além disso, entre os dias 21 e 25 novembro, será realizada uma semana de prevenção e controle ao Aedes, onde uma base para a prestação de orientações à população ficará instalada na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A equipe continuará, em seu trabalho de rotina, a manter as vistorias aos imóveis especiais, entre eles escolas, creches, prefeitura, e em pontos estratégicos, como recicladoras e borracharias, e atenderá às denúncias.

Segundo os dados do setor, em 2015 houve 1773 notificações de suspeita de dengue no município e em 2016 esse número caiu para 523. O Controle de Zoonoses e Vetores, faz mutirões aos sábados, desde setembro e continuará até dezembro, e espera visitar aproximadamente 1500 domicílios, para monitoramento e orientação.

Para a Gestora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Carolina Santiago, é muito importante conscientizar as pessoas sobre a forma de proliferação do mosquito, já que ele se tornou um inseto doméstico e prefere colocar seus ovos em superfícies lisas, geralmente encontradas nos quintais.

As denúncias de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser feitas pelo número 4800-5597.

Texto: Lucas Cardoso. Foto: Selma Viana


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).