Novembro Azul: Usuários do CAPS e da Unidade de Saúde Mental recebem orientações sobre o câncer de próstata

Em especial ao mês de conscientização para a luta contra o câncer de próstata, Novembro Azul, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Unidade de Saúde Mental e Reabilitação (USMR), reuniram aproximadamente 30 pessoas entre usuários e responsáveis para uma palestra voltada a esse tema. Confira fotos da atividade

Após o café da manhã, os participantes acompanharam as instruções dadas por dois enfermeiros da UBS Lago Azul, que falaram sobre a saúde do homem como um todo, desde a alimentação saudável, à prática de atividades físicas, entre outras iniciativas para prevenir, não somente o câncer de próstata, mas também diversas doenças e promover a qualidade de vida.

A gestora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ana Paula Batagin, destacou que é importante que eles conheçam o território no sentido de saber que podem cuidar da saúde como um todo e que há um suporte para isso. “Nosso público aqui a maioria é homem, e os cuidados na área deles parece que é um pouco mais cheio de tabus e preconceitos, isso faz com que eles procurem menos os médicos e as unidades de saúde”, completou.

O pai de um dos usuários da USMR, Fernando dos Santos, ajudante geral de 55 anos, contou que recebeu o convite para a palestra através de um telefonema, porém, não sabia exatamente do que se tratava o encontro, e ficou surpreso ao saber que falariam sobre a saúde do homem. “Decidi vir porque faço tudo pelo meu filho”, afirmou.

De acordo com a gestora da Unidade de Saúde Mental e Reabilitação, Valéria Paixão, assim como as mães, os pais muitas vezes se deixam de lado para cuidar dos filhos e levá-los aos locais que precisam. “Então, esse momento direcionado para eles é uma coisa importante, porque se deixar para ir na UBS, eles não vão”, concluiu.

Após a palestra os participantes puderam ser direcionados para realizarem o exame de sangue que detecta alterações na próstata e para a consulta com o urologista.

(Texto e foto: Lucas Cardoso)