Inauguração do Parque Benedito Bueno de Morais faz o que parecia um sonho, se tornar realidade

“Esse presente, esse parque, vai nos mostrar a cara de Franco da Rocha, o que somos, o amor que damos e recebemos, a nossa família e amigos”, Shayenne Lima, munícipe que representou a cidade, durante a entrega do Parque da Cidade no aniversário de 72 anos de Franco da Rocha

No aniversário de 72 anos de Franco da Rocha, milhares de munícipes acompanharam a entrega do maior presente do dia: a inauguração do Parque Benedito Bueno de Morais, na manhã da última quarta-feira (30).

No palco da cerimônia de inauguração, diversas autoridades acompanhavam a festa. O Prefeito Kiko Celeguim, o medalhista olímpico Diego Hypólito, familiares de Benedito Bueno de Morais, vereadores, secretários entre outros.

Em nome de toda cidade, Shayenne Lima, de 18 anos, e moradora do bairro Jardim Cruzeiro, tomou a palavra durante a cerimônia e falou o que os milhares de munícipes presentes sentiam naquele momento. “Nossa cidade completa 72 anos de muitas histórias que passaram por aqui, e hoje a celebramos com muita gratidão e alegria. E que imensa alegria de ver que as coisas estão acontecendo por aqui, olhar ao nosso redor e ver que temos novas possibilidades. A todos responsáveis pela realização desse sonho, o meu, o nosso, muito obrigada”.

O parque contou com a presença do medalhista Diego Hypólito, prata no solo na Olimpíada do Rio 2016, que falou sobre a importância de um espaço como esse para a descoberta de novos talentos. “Fico muito feliz de poder prestigiar essa conquista de Franco da Rocha, justamente no aniversário de 72 anos da cidade. Que esse incentivo esportivo e oportunidade que a cidade recebe venha ajudar crianças e jovens a realizar seus sonhos, tornado-os grandes atletas”.

Sonho, foi o que Mário Sérgio Bueno, neto do homenageado Benedito Bueno de Morais, dizia passar no momento da inauguração, “Fico emocionado de estar aqui representando minha família. Fico feliz por ganharmos esse parque, agora temos a oportunidade de nos divertir. Esse local, com o nome do meu avô, me faz lembra o quão bom foi aquele homem e é uma honra presenciar essa homenagem.”

A Secretária Adjunta de Esporte, Silmara Ciampone, agradeceu a todos presentes e aos colaboradores da obra, “Esse evento marca uma nova realidade na nossa cidade e fará a vida de muitas pessoas. Franco da Rocha não é mais uma cidade-dormitório, ela acordou, é a cidade da atividade física, do esporte e do lazer. Agradeço a todos professores do esporte que colaboraram pra essa obra, aos secretários, nosso Prefeito Kiko e tantos outros que nos ajudaram.”

Ao fim da cerimônia, o prefeito Kiko Celeguim comentou sobre a caminhada até essa conquista. “Nunca desistam de realizar seus sonhos, assim como nunca desistimos desse sonho da nossa cidade. Franco da Rocha é um exemplo de superação, conseguimos tirar uma cidade que estava cabisbaixa e preocupada com uma série de problemas. As pessoas tinham vergonha de dizer que moravam aqui, mas hoje, eu não tenho dúvidas do orgulho que cada um tem de viver em Franco da Rocha. Somos exemplos e vamos continuar tornando nossa cidade mais bonita e com qualidade de serviço público a todos”.

Munícipes esbanjam alegria pelo Parque da Cidade durante o aniversário de 72 anos de Franco da Rocha

A festa e as comemorações se estendiam por todos os pontos do novo Parque da Cidade. Era notável a gratidão no olhar do pai e da filha na gangorra, na caminhada do casal de idosos pela pista, no escorregador do playground da criançada e nas manobras dos skatistas na nova pista de skate.

“Uma pista dessa estrutura na cidade, vai gerar mais conhecimento pra quem não conhece o esporte, pra quem está praticando e até mesmo para gerar novos talentos. Isso ajuda a tirar a molecada da rua e só nos fortalece”, disse o skatista Rogério Esquilo, de 34 anos há 20 no esporte e morador do bairro Parque Vitória.

Perto dali, o som do grupo de RAP, CAOS do subúrbio, fazia contrate com os flip’s dos skatistas. Luiz Preto, um dos integrantes do conjunto, disse se sentir grato pela oportunidade de transmitir hip-hop para o público, “Nosso coletivo nasceu aqui, e poder vir na inauguração de um parque lindo como esse, comemorando o aniversário da cidade e mandando nosso som de positividade e progresso, é a prova que a cultura liga todos nós.”

Fernanda Viola, de 35 anos e moradora do bairro Pouso Alegre, se alegrava com a filha pelo gramado do parque e falou, “Nunca tivemos um espaço assim. Está tudo muito lindo, Franco da Rocha tem uma nova cara e só que agradecer.”

Na academia ao ar livre o clima não era diferente, Ademar Batista de Oliveira, de 75 anos e há 50 no bairro do Monte Verde, se exercitava enquanto falou do espaço e da saúde, “Aqui será minha segunda casa, precisávamos disso, cuidar da saúde é essencial.”

A felicidade na fala de Esquilo, Fernanda e Ademar, foi um espelho da gratidão dos mais de 160 mil habitantes de Franco da Rocha, que agora com o maior parque de lazer da região, mostra que todos os sonhos são possíveis.

Curta as imagens da cerimônia de inauguração que contou com a presença do atleta Diego Hypólito

Confira cenas das atrações musicais e esportivas e aconteceram no dia do aniversário de Franco

Veja alguns espaços do parque

Texto: Jorge Henrique Ramos. Fotos: Ewerton Geniseli, Jorge Henrique Ramos e Orlando Jr