Com apresentações de qualidade, oficineiros se formam no Centro Cultural

Na noite da última terça-feira (6), os alunos que participaram das oficinas oferecidas pela Secretaria Adjunta de Cultura neste ano, se formaram e tomaram o palco do Centro Cultural com diversas apresentações, que encantou as mais de 300 pessoas presentes no evento.

Participaram da formatura as turmas das oficinas de Teatro, Artes Plásticas, Percussão, Dança Contemporânea, de Rua e Afro, Circo Contemporâneo, Tradicional e de Malabares, Papietagem e Papel Machê, Desenho e Pintura, Canto e Coral, Teoria Musical e Grafite. Confira as fotos da cerimônia e das apresentações dos oficineiros

O prefeito Kiko Celeguim marcou presença na entrega dos certificados e falou sobre a formação dos novos artistas. “Cada um que participou das oficinas está agora encerrando esse ciclo e estamos entregando para a cidade e região algumas centenas de artistas. Cumprimento também os professores envolvidos no trabalho que fizeram parte disso”.

Aproveitando a oportunidade, Kiko relembrou a entrega do primeiro parque de Franco da Rocha – feita no dia 30 de novembro (aniversário da cidade) – que será muito utilizado para apresentações dos novos artistas. “Conseguimos crescer a cidade e uma das coisas que tenho mais satisfação é a entrega do nosso parque, que mudou a rotina das pessoas em Franco da Rocha. Por exemplo, no domingo a cidade era vazia e, no último, pude ver ela cheia, bonita, isso é um fruto desse trabalho de lazer, esporte e cultural”.

Kiko ainda mandou um recado para os presentes sobre a importância de utilizar os espaços públicos. “Vocês tem que ocupar mesmo os espaços, pois na medida que ocupamos para nos divertir, ter lazer, com cultura, esporte, a gente cuida dele, e isso é muito importante”.

A Secretária Adjunta de Cultura de Franco da Rocha, Taiana Garcia, destacou que o momento da formatura é de extrema importância e que tem muito orgulho dos trabalhos que foram realizados ao longo dos últimos anos. “Nos unimos e conseguimos fazer esse trabalho. Queremos que os participantes contem para os amigos, parentes, desse serviço que a prefeitura oferece por meio das oficinas”.

Em um vídeo institucional feito pela secretaria, foi apresentado a evolução da cultura no município, com diversas apresentações teatrais, o resgate do carnaval de rua nos bairros de Franco da Rocha, resgate também de tradições como o Concurso de Bandas e Fanfarras (COBAFRAN), os shows no aniversário da cidade, entre outras atividades.

Vale ressaltar que as oficinas são oferecidas de forma gratuita à população e que basta se inscrever no Centro Cultural, que fica na Avenida Sete de Setembro, s/n, no centro.

Além do prefeito, a vereadora Neiva Hernandez também marcou presença no evento.

Apresentações e entrega de certificados
Os novos artistas já tinham pinta de profissionais e, em cima do palco, realizaram apresentações de encantar o público que estava presente no Centro Cultural.

A primeira apresentação foi com a turma de Dança Contemporânea. Na sequência, o pessoal do Circo Tradicional arrancou gargalhadas da plateia e muitas expressões de surpresa.

Na batida do tambor, a oficina de Dança Afro também marcou presença com movimentos rápidos. Um pouco mais leve, no timbre da voz, os integrantes do Canto e Coral apresentaram a música Canto do Povo, de Caetano Veloso, Pela Luz dos Olhos Seus, de Tom Jobim, e, por fim, uma cantiga popular.

Além dessas turmas, também se apresentaram a galera da Dança de Rua, Circo Contemporâneo e o término foi na batucada do pessoal da Percussão.

No encerramento, Taiana convocou todas as pessoas envolvidas nos trabalhos e que foram importantes para a realização das oficinas ao longo do ano e fez um agradecimento coletivo, com todos no palco do Centro Cultural.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)