Com a ponta do dedo na lata de spray, Derf mostrou que o grafite tem vez

Quem passa pelo centro de Franco da Rocha, se depara com o mais novo espaço de lazer dos munícipes, o Parque Benedito Bueno de Morais, que foi inaugurado no último dia (30), aniversário de 72 anos da cidade.

Destacada pela criatividade e a beleza do grafite, a arquibancada registra Marta, a melhor jogadora de futebol feminino do mundo; Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-americanos e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004; e Usain Bolt, o jamaicano mito nas pistas de atletismo. Toda obra é realizada pelas mãos e latas de tinta do artista Derf.

Fred Guimarães, ou Derf, como é conhecido, tem 33 anos e aos 21 cantarolava Bezerra da Silva junto com o pai marceneiro, seu Guimarães, no bairro do Lago Azul, onde vive até hoje. A mãe, Dona Marlúcia, cozinheira, doméstica e nas horas vagas artesã, influenciava Derf a realizar pintura/desenhos, com livro, revistas e música.

Em 1997, pelas ruas de Franco da Rocha, Derf cresceu vivendo lado a lado com a cultura hip-hop, dançando um break no pátio da E.E. Benedito Fagundes Marques, o BEFAMA, e abrindo a mente para a arte das ruas. Nas ondas sonoras dos beats de Racionais Mc’s e Thaíde & DJ Hum, com a habilidade natural apresentada desde a infância, Derf aprende as técnicas e ideias do grafite na rua.

“O Rap e o Hip-Hop é a base de aprendizado da cultura de rua, com o grafite, o break, o skate, enfim, diversos outros pontos, que nos faz crescer na arte”, ressalta Derf.

Desde então, Derf começa a realizar diversos trabalhos no mundo das tintas, cores e valores, surpreendendo com suas pinturas decorativas, inspiradas no grafite street art. Para falar sobre suas inspirações para cada trabalho, Derf recitou um trecho da música “Vida Loka parte 2” dos Racionais mc’s e destacou a importância de cada dia.

“Todo trabalho é um marco, pois os dias não são iguais. Em nossas vidas, tudo, tudo, tudo vai, tudo é fase irmão, como diz os Racionais. Feito de fases, todo trampo sai diferente, ele marca aquele momento específico na sua vida, tornando cada trampo feito único.”

Em 2005, Derf ganha o Prêmio Hutúz, realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), evento importante por mapear a arte de rua e o hip-hop brasileiro. Após anos de trabalho e com esse reconhecimento na lata de spray, Derf foi indicado pela Secretaria Adjunta de Cultura à Secretaria de Infraestrutura de Franco da Rocha, para demonstrar seu talento pelo novo Parque da Cidade.

“Um trabalho levou ao outro, foi importante para mim como grafiteiro, pois o prêmio não veio só para o Derf, veioo pra Franco da Rocha, representando minha família, meus parceiros e serviu de estímulo pra querer crescer cada vez mais. Quando chegou o convite fiquei feliz pela oportunidade principalmente por colaborar com a cultura de rua na minha cidade.”

Ao fim da entrevista, Derf, sem perceber, em sua fala faz um poema e comenta sobre a arte em sua vida.

“A arte é uma tradução da vida, romântica e minuciosa. A arte é uma forma filosófica, de dar um pouco mais de cor a vida, com drama, curiosidade e não só falar da alegria, mas falar da tristeza de uma forma criativa”.

(Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).