Castrar o animal é um ato de amor e cuidado

Castrar um animal, por vezes, se torna motivo de preocupação para algumas pessoas que acreditam que pode fazer mal ao bicho de estimação.

Mas a castração é importante e necessária até para prevenir o cão de algumas doenças.

“Nas fêmeas pode diminuir o risco de câncer de mama, infecções urinárias, entre outros problemas. Já nos machos, reduz a frustração sexual e a necessidade do bicho sair em busca de cachorras nas ruas”, explica a Gestora de Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Zoonoses e Vetores, Carolina Santiago.

Ainda, segundo a gestora, este ato é importante também por prevenir problemas relacionados à próstata do macho e evitar o câncer de testículo. “Além disso, a castração permite que o animal fique mais dócil”, ressalta.

A gestora afirma que o procedimento cirúrgico é bem simples sem maus tratos ao animal. “Há o uso de anestesia e o incomodo da dor existe, por se tratar de uma cirurgia, mas é bem leve. É necessário uma atenção mais especial apenas nos primeiros três dias do pós-cirúrgico”, orienta. “É um ato de amor, carinho e cuidado”, conclui.

Animais de rua devem ser castrados
A vinda de novos filhotes às vezes não é esperada pelo dono, que não tem condições de cuidar da reprodução dos bichinhos e acaba abandonando-os pelas ruas. Sem nenhum tipo de cuidado, esses animais também podem causar problemas de saúde pública, pois transmitem doenças.

Carolina Santiago diz que está ocorrendo no município uma grande quantidade de abandonos. “Além do problema de saúde pública, há o risco de acidentes, atropelamentos, entre outras situações. Por isso, orientamos a população a não abandoná-los”.

Inscrição para castração começa dia 16
A campanha de castração está em andamento.

A inscrição de cães e gatos pode ser feita a partir de segunda-feira (16/01), na sede do Controle de Zoonoses, que está localizado na Praça da Saúde, na rua Nelson Rodrigues, s/n – Antigo prédio da ambulância.

Texto: Ewerton Geniseli


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).