Franco da Rocha aguarda construção de piscinões para não sofrer com enchentes

Na madrugada de domingo (15) para segunda (16), uma forte chuva atingiu a região de Franco da Rocha, provocando diversos pontos de alagamento. No centro da cidade, choveu quase 56mm; já em Francisco Morato, município vizinho, o acúmulo foi 103mm em apenas 1 hora e em Vargem Grande, de 98mm.

A quantidade de água que veio de Francisco Morato provocou o transbordamento do Ribeirão Eusébio – que corta os municípios de Franco da Rocha e Morato – e consequente alagamento da área central de Franco. A forte chuva na região da Vargem Grande fez com que o Rio Juqueri transbordasse e alagasse parte das ruas da região do bairro da Vila Ramos (na antiga estrada do Governo).

Estão programadas a construção de três novos piscinões ao longo do ribeirão Eusébio e seus afluentes, que corta o centro da cidade, a obra representa uma importante medida para tornar a cidade mais resistente às chuvas. O primeiro piscinão, o AV-3, teve o início das obras autorizado em novembro pelo governador Geraldo Alckmin e já está em construção no ribeirão Água Vermelha, afluente do Eusébio, que fica no bairro Jardim União.

“A prefeitura desapropriou as áreas e repassou ao estado para a construção. Conseguimos que o governador liberasse os recursos depois da grande enchente de março do ano passado. Agora conseguimos inscrever no orçamento do estado a verba para os outros dois, cujo projeto executivo já está em fase de contratação”, explica o prefeito Kiko Celeguim. Os projetos e a obra são de responsabilidade do DAEE (Departamento de Águas e Esgoto).

Prefeitura recomenda cautela
Nesta madrugada ocorreram deslizamentos em oito residências, felizmente sem vítimas, e todos estão sendo atendidos pela Defesa Civil de Franco da Rocha.

As equipes da Defesa Civil continuam realizando o monitoramento das áreas de risco, fazendo vistorias preventivas e orientando os moradores como proceder em caso de deslizamento de encostas e barrancos.

Em caso de emergência, a Defesa Civil está atendendo nos telefones: 4800-1964 e 4800-7611.

A prefeitura está monitorando, junto com a Sabesp, a situação da represa Paiva Castro. A capacidade do reservatório está, neste momento, com 36% de sua capacidade, um limite seguro. As comportas estão fechadas, sem risco imediato de abertura.
As ruas atingidas no centro já foram limpas e estão completamente liberadas para o tráfego. A equipe de limpeza trabalha agora nos bairros.