Milhares de foliões comparecem ao Carnaval da Família 2017

O Carnaval da Família 2017 transformou a Praça Antônio Teixeira, no bairro da Vila Ramos, em uma avenida do Anhembi com uma pitada de Sapucaí, nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, em Franco da Rocha. Estava no primeiro dia? confira algumas fotos.

A festa realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com Associação de Moradores Viva Vila, reuniu milhares de pessoas de toda região, dos mais experientes foliões às crianças mais eufóricas.

Marcada por trazer o tradicional carnaval à cidade, com as marchinhas desde 2011, a Banda da Vila composta por músicos moradores da Vila Ramos, puxava a galera ao som de “Aurora”, “A bruxa vem aí”, “Mandioca”, entre outros.

Com um sorriso no rosto e o brilho materno no olhar que deixava nítida a palavra referência da festa, “Família”, Maria Clara Mesquita, de 30 anos, com a pequena Fabi, de cinco anos nos braços, rodopiava junto ao som da trombeta da Banda da Vila.

Moradora do Parque Vitória, Maria ressaltou a alegria de aproveitar o momento único junto com a filha. “Uma festa carnavalesca que se pode aproveitar em família é difícil hoje em dia, e eu tenho isso pertinho de casa, o que é muito único para mim e para minha filha”.

Do interior da Vila, uma batucada típica do afoxé começava a rasgar a multidão, sinal que Bloco Afro da Casa Velha estava chegando. O grupo formado por alunos da Oficina de Música da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e liderado pelo professor Douglas Kuman, a cada batida no tambor levantava a galera com a percussão. Veja as fotos do segundo dia

Enquanto o bloco se apresentava, os tradicionais bonecões produzidos pelos alunos da Oficina de Papietagem da Cultura, desfilavam em volta dos percussionistas, atraindo a atenção da criançada que pulava e brincava junto ao ritmo.

A festa contou também com desfile de fantasias e, no último dia, a entrega do troféu para o folião mais animado. Após pular, sambar e gritar, Daniel Ribeiro, de 17 anos e morador do bairro Jardim Luíza, recebeu o prêmio das mãos da banda e comemorou. “Esse vai para vocês”, apontando para os amigos com quem dançou nos quatro dias.

Por mais um ano, o Carnaval da Família trouxe muita alegria para a cidade de Franco da Rocha e hoje já é considerado a festa carnavalesca referência na região. Confira como foi o terceiro dia de festa

Reafirmando isso, a Secretária de Cultura Esporte e Lazer, Taiana Garcia, falou sobre a qualidade da festa proporcionada aos munícipes. “O nível da festa da Vila, idealizada pelos moradores da Associação Viva Vila, chegou a um ponto tão bacana que o público só vem crescendo a cada ano, o que nos levará a reformular o formato para possíveis próximas edições”.

A secretária também destacou sobre o clima familiar no local. “Tomamos todas as medidas para garantir que a festa continuasse sendo para toda a família, como, por exemplo, proibir a entrada de garrafas e aumentar segurança. O horário de término da festa não passar das 23h e ter revista na entrada também colaborou para isso”.

A presidente da Associação de Moradores Viva Vila, do bairro Vila Ramos, Eda Lambert, também ressaltou a importância da segurança que foi feita no local e agradeceu a presença dos foliões. “Nós, em parceria com a prefeitura, fizemos tudo pensando na proteção de cada folião da praça. Queríamos garantir antes de mais nada, a segurança pra ocorrer essa festa, que foi linda. O carnaval da Vila que era tradicional apenas no bairro, hoje, graças ao apoio de todos que organizaram, se envolveram e participaram é uma referência na região”.

Veja como foi o encerramento da festa

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)