Para combater as enchentes, Piscinão Água Vermelha segue em construção

Mais uma obra para combater às enchentes em Franco da Rocha está em andamento. A nova intervenção no município acontece no Jardim União, onde o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), em parceria com a prefeitura, realiza a construção de mais um piscinão na cidade.

Nomeado como AV03 (Água Vermelha – nome do rio ao lado do reservatório), o piscinão inline é o primeiro dos quatro que serão construídos na região e tem a capacidade de armazenar 240 mil metros cúbicos. Com essa área, o local conseguirá reduzir em 57% da vazão do pico das cheias.

Ao término dessa obra, previsto para outubro desse ano (o projeto inicial era de 18 meses, mas a obra será tocada com o máximo de rapidez para ser entregue o mais rápido possível), ou seja, antes da volta do período das chuvas.

Sendo assim, situações como as cheias na região da Vila Bazu e do posto Zebrinha deverão “ser bastante amenizadas, já que o piscinão vai conter as águas que vão para aquela região”, conforme explica o gestor de projetos do DAEE, Silvio Luiz Giudice.

Entretanto, é importante ressaltar que essa não será a solução permanente. “Nenhum piscinão é solução definitiva, nenhuma obra é definitiva, a gente precisa sempre pensar daqui há 50 anos. Então, a gente faz a obra hoje para uma situação, mas daqui alguns anos possa ser que necessite outras soluções devido o crescimento da cidade”, explica José Augusto Rocha, engenheiro fiscal da obra na cidade.

Os outros piscinões serão construídos ao longo do Ribeirão Eusébio (dois) e um no Tapera Grande (divisa com Francisco Morato) e estão na fase de elaboração do projeto executivo.

Obras
Até o momento, no local já foi realizada a limpeza do maciço central, a execução do chamado corta rio (que é o canal construído para o deslocamento da água), escavação do fundo de descarga e, na próxima semana, será iniciada a concretagem do fundo da galeria e também o aterro, o que vai formar a estrutura de todo piscinão.

Visita da população
O canteiro de obras do piscinão, recebeu na manhã de segunda-feira (13), a visita de aproximadamente 30 pessoas, entre elas comerciantes da região central, que estiveram ao lado do prefeito Kiko Celeguim e dos vereadores Alex do Posto e Alex Caixa, para conhecer a obra em execução no Jardim União.

Durante a passagem pelo local, os integrantes do DAEE explicaram para os munícipes como vai funcionar o piscinão e também os benefícios que ele vai trazer para a cidade. “Eu achei bacana essa iniciativa, de trazer a gente para acompanhar o desenvolvimento dessa importante obra. Consegui tirar minhas dúvidas e foi bastante proveitoso para mim”, afirmou o comerciante José João Leal da Silva.

O prefeito Kiko também destacou a importância do piscinão para o município. “Nós esperamos que no próximo verão a cidade já tenha uma capacidade maior de absorção das águas da chuva com a entrega dessa nova e importante obra em Franco”, finalizou.

(Texto e foto: Thiago Lins)