Equipe de obras não para e trabalha nos diversos pontos da cidade

As obras de reparo que acontecem semanalmente nos bairros de Franco da Rocha continuaram a todo vapor. O serviço de manutenção foi iniciado na manhã da segunda-feira (13) e serão encerrados, em alguns locais, até sexta (17).

Entre alguns dos bairros visitados pela Diretoria de Obras da prefeitura, estiveram Companhia Fazenda Belém, Estrada da Vargem Grande, Parque Pretória, Parque Vitória, Pouso Alegre e também o Centro.

Giro nos Bairros
A Rua João Rais, localizada na Companhia Fazenda Belém, recebe o serviço de demolição da antiga estação de tratamento da Sabesp. O local vai se tornar uma rotatória, criando uma nova opção de tráfego para quem deseja ir para bairros como o Jardim das Jabuticabeiras, Vila São Benedito, Vila Santista, Portal das Alamedas ou a Avenida Prefeito Ângelo Celeguim.

A estação já estava desativada há três anos e após o término da demolição a prefeitura, além de fazer a nova rotatória, também vai canalizar o córrego Bernardino Passos. Onde antes ficava o pequeno rio a céu aberto vai ser implantado um jardim.

Essa obra, além de auxiliar no trânsito nas proximidades da região central, vai beneficiar indiretamente a EMEB Érico Veríssimo, que também fica na Rua João Rais, onde problemas antigos como o mau cheiro, proveniente do córrego, serão sanados.

No Parque Vitória, durante toda a semana será realizado o serviço de capinação e limpeza, desde a Avenida Mário Covas até o final da Avenida Giovani Rinaldi. Serão aproximadamente 800 metros de vias limpas. Após o término da intervenção, as equipes vão visitar um novo bairro, ainda não definido, na próxima semana.

O Parque Pretória também recebeu as equipes da prefeitura, que trabalham no nivelamento e cascalhamento da Rua Pintassilgo. No local, o serviço é realizado em parceria com a Sabesp que realiza os reparos nas redes de água e esgoto da rua.

Vale lembrar que o local recebeu cerca de dois quilômetros de asfalto na Rua Sabiá-laranjeira e em trechos da Pintassilgo, durante os anos de 2015 e 2016, em um mutirão realizado entre os moradores do bairro e da prefeitura.

Atualmente o setor de Obras trabalha no projeto executivo dos trechos 3 e 4 da Sabiá-laranjeira, onde mais um quilômetro de pavimentação deverá ser feito.

O serviço de nivelamento e cascalhamento também foi realizado na Estrada da Vargem Grande, onde também contou com a construção de uma galeria de águas pluviais. A via recebeu cerca de sete quilômetros de cascalhamento.

Além disso, o bairro Campos de São Benedito também recebeu a melhoria. Ao final dos serviços na Vargem Grande, a prefeitura vai levar o mesmo serviço para o Jardim Sinki, bairro vizinho.

Finalizando o giro entre os bairros franco-rochenses, a equipe de obras finalizou o serviço no Pouso Alegre, onde foi realizado o reparo de uma galeria de águas pluviais que teve uma adutora rompida, o que deixou em risco duas residências na Rua Pinhal.

Além de reparar o dano, a prefeitura também realizou o calçamento ao lado das duas casas e também a pavimentação sobre a galeria de águas pluviais.

Já no Centro, o Estacionamento localizado em frente a Praça Dom Bosco, recebeu o serviço de tapa-buraco, para melhorar as condições de uso do espaço. O local que conta com aproximadamente 200 vagas para veículos, recebe uma média de 600 automóveis estacionados em suas dependências, de maneira rotativa, em todos os dias de funcionamento. Para reparar o espaço, foi necessário utilizar cerca de 22 toneladas de massa asfáltica.

(Texto e foto: Thiago Lins)