Oficina “Sei Vender” oferece dicas para otimizar o desempenho de pequenas empresas

Muitas pessoas sonham com a chance de deixar de ser empregado e trabalhar por conta própria. Entretanto, esse caminho pode ser bastante complicado, ainda mais em tempos não tão favoráveis para o mercado. Pensando nisso, a prefeitura, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou um workshop de capacitação direcionado para os microempreendedores franco-rochenses.

O Curso
A oficina “Sei Vender” foi realizada no auditório da Secretaria de Educação, na manhã desta quarta-feira (15), e contou com a participação de cerca de 15 microempreendedores individuais (MEI), cadastrados no município.

O objetivo da atividade foi capacitar os interessados para que seus negócios possam prosperar, conforme explicou Eloisa Couto, Analista de Negócios do SEBRAE e a responsável pela oficina. “Nossa ideia é informar para o empreendedor das possibilidades que existem para que ele possa melhorar as vendas da sua pequena empresa”.

Entre alguns dos tópicos que fazem parte da capacitação da oficina “Sei Vender”, estão o planejamento da empresa, conhecimento de mercado, ações de marketing, concorrência, entre outros. Os alunos também ganharam uma apostila que faz parte do material de ensino, e que posteriormente poderão consultar para aplicar ou estudar as ações ministradas em sala.

Além disso, atividades em grupos também foram realizadas, em uma delas, os empreendedores precisaram discutir o “case” da Dona Maria, que tem uma barraca de sucesso na praia. Nesse momento, foi estudado as melhores formas de venda da comerciante. O encontro também serviu como uma troca de experiência entre os participantes.

Morador da Vila Lanfranchi, Edson Romão Pereira, proprietário de uma assistência técnica de celulares aprovou a inciativa da prefeitura e do SEBRAE. “O curso foi muito bom, a palestrante foi muito boa, todo mundo bastante participativo e foi esclarecedor para gente. É a primeira vez que faço um curso do tipo em Franco e acho importante isso acontecer, é uma mão direita e uma esquerda para gente que tem negócio próprio”, afirmou.

SEBRAE em Franco

Essa é a segunda ação do SEBRAE no município em 2017, após anos sem um posto fixo na cidade. “Ficamos alguns anos sem funcionar no município, mas em dezembro do ano passado reinauguramos nosso posto que atende ao lado do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). No começo do ano levamos cerca de 44 empresários da cidade para a Feira do Empreendedor e agora realizamos a Sei Vender. Nosso objetivo é continuar realizando mais atividades na cidade”, finalizou Eloisa Couto.

(Texto e foto: Thiago Lins)