Neste domingo (9), Primeiro Festival de Xadrez e Damas será realizado no Centro Cultural

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, vai realizar no segundo domingo do mês de abril (09), o Primeiro Festival de Xadrez e Damas, no Centro Cultural, a partir das 10h.

A Competição vai ser dividida em duas categorias mistas (masculino e feminino), com os participantes podendo competir a partir dos 06 anos de idade. A primeira delas é destinada para iniciantes e a segunda categoria é a chamada “especial”, voltada para jogadores com experiência e que já participaram de competições oficiais ou que possuem o rating (pontuação oficial do jogador nas federações).

O torneio vai contar com a participação especial da atleta da Seleção Brasileira Olímpica de Xadrez, Thauane de Medeiros que visitará o município, para disputar a competição. “O Filipe me procurou na minha página no Facebook convidando para o Festival, para jogar com as crianças e eu aceitei o convite, pois eu amo o que faço”, explicou.

Sobre a participação da atleta no campeonato, a ideia inicial antes era outra. “Na verdade, eu iria para incentivar as crianças, falar sobre o xadrez e a minha trajetória. Porém, conversando com o Filipe, ele disse que se eu disputasse seria ainda mais gratificante porque elas gostariam de me enfrentar. Então topei o desafio”, explicou a atleta olímpica brasileira.

Premiação e Inscrição

Os três primeiros colocados em cada categoria vão levar para casa um troféu, como premiação. Além disso, atletas que fizerem um bom festival também poderão receber, como prêmio, um convite especial. “Durante as partidas nós vamos avaliar os atletas que se destacarem para compor as equipes de treinamentos da seleção de Franco. Fazendo parte das equipes, eles poderão representar a cidade nos Jogos Regionais em julho”, explicou o professor Filipe Peretti.

Para se inscrever, basta entrar em contato via Whatsapp, por meio do telefone (11) 96636-7355 e garantir o seu lugar. Entretanto, são apenas 120 vagas disponíveis, sendo 30 para cada uma das duas categorias (Iniciante e Especial), tanto no Xadrez, quanto na Damas.

(Texto: Thiago Lins – Arte: Dalmir Junior)