Franco da Rocha contará com novos profissionais na área elétrica

A prefeitura de Franco da Rocha, em parceira com o Centro Paula Souza e a Elektro, inaugurou a Escola de Eletricista, dentro da ETEC Doutor Emílio Hernandez Aguiliar, nesta sexta-feira (31).

Nela são oferecidas em torno de 40 vagas para pessoa acima de 18 anos e habilitadas com categoria B, que fazem um processo seletivo para ingressar no curso, oferecido de forma gratuita.

A unidade conta com um laboratório na área externa, próximo à quadra e postes para que seja feita a aula prática, onde os alunos vão aprender a como realizar a manutenção da rede elétrica.

Com duração de um ano, o curso é dividido em dois módulos, onde todos os alunos recebem os conhecimentos básicos e necessário para fazer a manutenção ou instalação da rede elétrica e um segundo modulo, mais complexo, onde 20 alunos avançam para aprender a trabalhar com rede elétrica de alta-tensão.

Entrega da escola

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Kiko Celeguim destacou a importância de se ter esse tipo de profissional no mercado. “A mão de obra é o grande desafio da nossa economia atualmente, por tanto, a Elektro trouxe para a gente essa possibilidade de fazer essa parceira para formar eletricistas. Além disso, vale ressaltar que os alunos que se formam nesse tipo de atividade tem um alto índice de empregabilidade”.

Kiko também falou sobre o impacto e importância desse ensino técnico que será fundamental em um futuro próximo. “Essa não é só uma oportunidade de formação, mas vamos perceber nos próximos anos que os alunos formados aqui vão trazer muito mais eficiência para distribuição de energia na nossa cidade, da região, estado e país. Isso é fundamental para garantir o crescimento da economia, qualificação da mão de obra e a melhora da qualidade de vida”.

O prefeito também falou sobre a Faculdade de Tecnologias (Fatec), que deve ser entregue à população em 2018 e sobre o avanço do município. “Franco da Rocha está se destacando regionalmente pelas oportunidades que ela está dando para as próximas gerações”.

Formação e geração de emprego

Marcelo Gomes Oliveira, diretor da ETEC de Franco da Rocha, comentou sobre a referência em ensino de qualidade, tanto técnico quanto médio oferecida pela escola e também sobre a inauguração da nova opção de curso. “Nossa região tem uma demanda grande e está deficiente de cursos profissionalizantes. A vinda da escola de eletricista para a cidade vai formar uma mão de obra que é necessária para região e para a própria Elektro, criando a possibilidade de ter uma formação profissional rápida, em um curso de aproximadamente um ano, onde o profissional já sai habilitado seja para trabalhar em elétrica residencial, predial ou em alta-tensão”.

Representante da Elektro, Vanessa Santos, falou sobre a escola instalada agora em Franco da Rocha. “Essa é uma das várias iniciativas no desenvolvimento profissional de pessoas. Ganhamos na questão do profissional capacitado para trabalhar possivelmente na Elektro. É uma das nossas principais formas de recrutamentos da empresa, uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho”.

O professor Fernando Junior, responsável pela turma pioneira, destacou o que é ensinado na unidade. “Os alunos começam a aprender desde o princípio da eletricidade, depois sobre a rede de distribuição. Ao todo recebem quase 1000 horas de treinamento, onde posteriormente, quando concluem o curso, eles são homologados para poder trabalhar em redes de distribuição, recebendo todos os certificados necessários para poder trabalhar na área”.

Os interessados em participar desse curso deve ter mais de 18 anos, ensino médio completo e habitação (categoria B).

Para mais informações acesse o site da Elektro (Clique Aqui para acessar), ou procure a ETEC, que fica no km 42 da Estrada do Governo, no Pouso Alegre.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)