Desenvolve Franco inicia no Residencial Polônia e atende centenas de pessoas, que buscam por emprego e uma fonte de renda

Os moradores do Residencial Polônia, que faz parte do programa habitacional Minha Casa Minha Vida e que vivem nos condomínios Lublin e Gdańsk, foram os primeiros que contaram com os serviços ofertados pelo programa Desenvolve Franco.

Esse programa tem por objetivo levar o atendimento da prefeitura, especialmente os oferecidos na Diretoria de Desenvolvimento Local e Agricultura para perto da população. Com início no último sábado (8), a ação foi realizada nos salões de festas de ambos os condomínios e atraiu centenas de pessoas.

No espaço, foram oferecidos serviços como emissão de carteira de trabalho e previdência social, pré-cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e informações sobre abertura de empresas.

Além disso, também houve duas palestras, uma sobre boas práticas na busca de emprego, onde o Secretário de Governo deu várias orientações e dicas aos presentes e uma segunda, que falou sobre empreendedorismo, motivando as pessoas a abrirem o próprio negócio, em que Vanessa Alcântara falava sobre os caminhos para ser bem-sucedido.

Entre as pessoas que participavam dos atendimentos estava Paula Regina de Souza, que falou sobre o novo trabalho da prefeitura. “É prático e muito bom, pois às vezes ir até o centro de Franco é mais complicado. Além disso, ajuda na questão de procurar emprego, pois estou desempregada há um ano junto com meu marido e aqui é um meio para receber um direcionamento”.

Regiana, além de tirar a segunda via da carteira de trabalho, também solicitou uma para a filha Janaina Carolline e fez o cadastro do marido para vagas no PAT. “Ainda peguei as informações para minha filha participar do programa Jovem Aprendiz”, afirmou.

Participaram dessa ação integrantes das Secretarias de Infraestrutura e Habitação, Secretaria de Governo e Sebrae.

Sobre o Desenvolve Franco

A próxima ação será realizada novamente no Residencial Polônia, nos outros dois condomínios, que são Varsóvia e Cracóvia, porém a data ainda não foi definida.

Eduardo Bueno falou sobre as funções do novo programa. “O Desenvolve Franco foi pensado dentro da Diretoria de Desenvolvimento e tem dois caminhos, sendo o primeiro o trabalho formal, tentando convencer as pessoas de saírem das zonas de conforto para procurarem emprego e o segundo voltado para a questão do empreendedorismo, mostrando que é possível abrir um negócio e gerar renda”.

O Secretário de Governo também comentou sobre a importância de levar os serviços para mais próximo da população. “Temos apenas um equipamento no centro de Franco da Rocha que dá essas condições e nos pensamos de levar esse trabalho também para os bairros, onde estamos iniciando dentro do programa Minha Casa Minha Vida, no Jardim Bandeirantes o primeiro, porque ele é mais concentrado (com muitas pessoas juntas), e segundo que faz parte também dessa tarefa melhorar as condições das pessoas que estão nos condomínios para que eles consigam cumprir com os compromissos que agora têm.”

Sobre a ação que aconteceu nos dois condomínios, Bueno destacou o incentivo para as pessoas que querem abrir um negócio. “Falamos aqui sobre a importância da pessoa se formalizar, fazer o MEI (Microempreendedor Individual), que dá condições de créditos, onde se pode procurar o Banco do Povo para a pessoa conseguir empreender e comprar um forno elétrico, comprar uma quantidade de formas, uma batedeira, entre outras coisas, dependendo do que quer empreender. São créditos de pequena monta, mas que ajudam no rendimento dessas pessoas”.

Ainda sobre o serviço ofertado, Eduardo ressaltou a importância de ajudar os munícipes, por meio da oferta de atendimento. “Trabalhando para melhorar a vida das pessoas e quando levamos o programa para a porta da casa, estamos melhorando as condições dela poder ser atendida, pois às vezes não tem condições de ir até o centro da cidade por ter uma criança pequena em casa e não ter com quem deixar, ou, às vezes falta recurso, então isso vai facilitar muito a vida de quem mais precisa”.

Franco em ascensão
Bueno também falou que a prefeitura melhorou as condições do Plano de Diretor, permitindo uma maior atratividade para que grandes empresas se instalem no município e que esse programa vale muito, junto com essa iniciativa, para que seja possível aumentar o índice de empregabilidade da cidade.

Além disso, o Secretário de Governo destacou sobre os avanços que ainda estão por vir e os que já existem. “Temos pessoas capazes, então vamos qualificá-las, principalmente quando entregarmos a FATEC, que vai ajudar a dar formação de qualidade. Além disso, entregamos nos últimos dias a escola de eletricista que será importante na oferta de mão de obra”.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)