Diversas oficinas acontecem no CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Luiz Marcelo Mazarini Novaes, oferece diariamente diversas atividades para os usuários do serviço em Franco da Rocha.

Entre as oficinais realizadas com os franco-rochenses que frequentam o CAPS, a prática de atividades físicas ganha bastante destaque, com o Futsal, Caminhada Terapêutica e Capoeira.

No futsal, Franco tem inclusive uma equipe que disputa competições periodicamente, o InterCaps em Campinas, com outros CAPS da região. Além disso, a disputa também acontece, de maneira menor, em Francisco Morato e no município.

Os usuários praticam o esporte duas vezes por semana, às segundas no ginásio Carlos Vicente Ferreira “Topre” (Quadra do Cruzeiro) e às quartas no ginásio Paulo Rogério Seixas.

Já a caminhada que acontece de duas a três vezes por semana, sem dias específicos, o CAPS organiza uma visita no Parque Benedito Bueno de Morais, onde os usuários podem praticar atividades na academia ao ar livre, correr e caminhas pela pista de atletismo. A capoeira, com aulas ministradas pelo mestre Costinha, acontece todas às sextas na unidade.

Veja fotos de algumas dos trabalhos desenvolvidos

Outras atividades

Além da prática esportiva, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial também participam de aulas de “Fuxico”, onde aprendem a arte de bordar, do crochê, da pintura, do artesanato em pedraria e a costura.

A unidade também possuí uma horta, onde os próprios usuários do CAPS cultivam e cuidam das hortaliças.

Serviços

O CAPS é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais: psicoses graves, esquizofrenia e demais quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O local atende pessoas acima de 18 anos, que apresentam intenso sofrimento psíquico, que impossibilita de viver e realizar projetos de vida.

Segundo a gestora da unidade, Ana Paula, qualquer munícipe pode receber o serviço e ser atendido. “Através do acolhimento e escuta da situação, temos como objetivo, no primeiro contato, compreender a situação de forma mais abrangente possível e iniciar um vínculo terapêutico e de confiança”.

O funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e fica na Rua Dr. Armando Pinto, 105, no Centro.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: 4800-7586

(Texto: Thiago Lins – Foto: CAPS)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).