Bibliosesc incentivando à leitura no município

Em 2017, o Bibliosesc completa quatro anos de visitas em Franco da Rocha. O projeto de incentivo à leitura oferece gratuitamente o empréstimo de livros, jornais, revistas, histórias em quadrinhos e mangás para os moradores da cidade e também da região.

O caminhão itinerante de livros desembarcou no município pela primeira vez em 2014, graças a uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Sesc (Serviço Social do Comércio).

As visitas no município acontecem quinzenalmente, onde é possível, pelas pessoas que fizeram a carteirinha do Bibliosesc, retirar livros para leitura, fazer a entrega de uma obra já concluída ou renovar por mais um período o empréstimo do livro. Os próximos atendimentos ao público acontecem nos dias 09 e 23 de maio e 06 e 20 de junho.

Visitas, livros e espetáculos

Desde a primeira visita na cidade, o Bibliosesc retornou ao município por cerca de 60 vezes. Durante todas essas visitas, Franco da Rocha mantém uma média boa com aproximadamente 870 livros, jornais e gibis emprestados por ano. O que dá um número de cerca de 3.500 obras lidas nos últimos quatro anos.

Além de emprestar livros, o caminhão trouxe também diversas intervenções artísticas que se apresentaram para os munícipes. Ao longo dos quatro anos de projeto, nove apresentações culturais já foram realizadas, por meio do Bibliosesc, a última delas foi com a Cia Patética, a primeira intervenção de 2017.

Até o último ano, o caminhão realizava o atendimento das 10h às 16h em frente a Casa de Cultura, porém, por conta de uma obra da Sabesp no local, o Bibliosesc agora fica na Avenida dos Coqueiros, em frente a EMEB Roberto Meconi.

Como conseguir os livros?

Quem ainda não se inscreveu no projeto, basta ir até a unidade itinerante, levando o documento de identidade e um comprovante de residência e efetuar o seu cadastro.

O Bibliosesc possui oito pontos de atendimento. Na região, somente Franco da Rocha recebe o caminhão de ônibus.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Orlando Jr)