INSS: Franco tem seu posto inaugurado

Foi inaugurado na terça-feira (09), o posto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Franco da Rocha. A cerimônia de entrega do equipamento aconteceu na sede da unidade que fica na Avenida Israel, na Vila Bela.

Agora, com o INSS instalado na cidade, o franco-rochense não terá que se deslocar para municípios vizinhos que contam com o serviço para tratar de assuntos relacionados com a Previdência Social.

Inauguração

O evento de entrega do prédio do Posto do INSS contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o prefeito Kiko Celeguim e o vice-prefeito Dr. Nivaldo. Além disso, a cerimônia também teve a presença do presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Leonardo Gadelha, o representante regional em São Paulo, José Carlos Oliveira e a gerente executiva do órgão em Jundiaí, Valéria Nicolassa das Neves.

Em sua fala, o gerente regional do INSS, José Carlos Oliveira apontou para a importância da Previdência Social no município. “Os benefícios, aposentados ou pensionista de Franco da Rocha tem que se dirigir para Jundiaí ou até cidades limítrofes que têm agência da Previdência. Vamos fazer a transferência de todos os benefícios para cá e a partir de então todas as necessidades vão ser resolvidas em Franco da Rocha”, afirmou. Confira imagens da inauguração

Ganho para a cidade

Durante o discurso de inauguração, o prefeito Kiko Celeguim destacou, entre outras coisas o avanço do município nos últimos anos. “Desde que a gente assumiu a prefeitura, lá atrás em 2013, a nossa luta em conjunto com os vereadores e a sociedade em geral é para evidentemente resolver os problemas do cotidiano da cidade, que são problemas antigos e difíceis de serem solucionados. Conseguimos dar respostas para tantos problemas, mas neste caso em particular, (a inauguração da agência) é um exemplo que Franco da Rocha, além de resolver os problemas do seu dia a dia, está expandindo também e se tornando referência no conjunto da região. Um investimento como esse que compreende uma articulação entre o Governo Federal, câmara dos deputados, câmara dos vereadores, para trazer serviços que façam a diferença na vida da população é um exemplo que coloca Franco da Rocha em um outro patamar de cidade”, finalizou.

Após a fala do prefeito, foi a vez de Leonardo Gadelha, presidente do Instituto Nacional de Seguro Social falar sobre a agência e elogiar o corpo técnico do INSS e dos profissionais que vão atuar na cidade. “Teremos aqui dentro um corpo técnico comprometido, qualificado e sensível. É justamente isso que esperamos de nossos servidores. Para orgulho meu, possuímos 36 mil funcionários espalhados pelos rincões desse país, todos eles muito qualificados, desprendidos, mas acima de tudo todos eles muito sensíveis.

Leonardo também ressaltou a expectativa da população quanto aos serviços públicos. “O que se espera do serviço público brasileiro, o que se espera do INSS em particular, não é que seja uma casa para se acolher coitadinhos. A população brasileira não é uma população de coitadinhos, mas de gente de fibra, trabalhadores e que espera única e exclusivamente que seus direitos sejam observados. E é isso que fazem os nossos servidores todos os meses, observam de forma fidedigna os ditames da lei e concedem os benefícios a todos os brasileiros. E é isso que vai acontecer agora em Franco da Rocha”, enalteceu.

Também participaram da inauguração os vereadores: Eric Valini, Neiva Hernandez, Alex Caixa, Alex do Posto, Josineto, Valdir da Santa Casa, George, Emerson Gêmeos, Pablo Cunha, Kinho e Junior do Sindicato.

Além dos vereadores do município marcaram presença o ex-prefeito de Franco da Rocha Maurici, representando o deputado federal Vicente Cândido, Chiquinho Leite, em nome do deputado federal Arnaldo de Faria Sá, o prefeito de Caieiras Gerson Romeiro, o vice-prefeito de Francisco Morato Dr. Araguacy e secretários municipais.

Serviços oferecidos

A partir da quarta-feira (10), um dia após a inauguração, o Posto do INSS vai iniciar o atendimento ao público.

A princípio, será possível receber informações e orientações sobre todos os serviços previdenciários, realizar cadastros, pedidos de transferências, procurações, solicitar a emissão de extrato de seus dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e extrato de pagamento de benefícios.

Porém, a partir do próximo mês, a unidade no município também passará a receber os pedidos de benefícios, como salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Os agendamentos podem ser realizados pela central, no número 135, com ligação gratuita de telefone fixo ou orelhão.

A agência franco-rochense vai funcionar de segunda a sexta, das 08h às 14h e contará inicialmente com quatro funcionários, contratados por meio de concurso público, inclusive uma assistente social. A previsão é de que a equipe consiga atender cerca de 200 pessoas todos os dias.

Como será o prédio

A repartição na cidade conta com 329m² de área construída. O prédio conta com dispositivos de segurança e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Além disso, o local é climatizado, com amplos espaços e equipamentos de informática modernos.

Como chegar?
Para quem precisa ir até ao prédio do INSS em Franco da Rocha, sete linhas de ônibus passam pela Avenida Israel, onde fica a nova agência. Confira a lista abaixo:
Linha 216 – Francisco Morato (Jardim Alegria) – Franco da Rocha (Centro);
Linha 430 – Franco da Rocha (Centro) – Francisco Morato (Centro);
Linha 469 – Lago Azul – Jardim Nova Era;
Linha 250 – Estação Franco da Rocha – Lago Azul Alto;
Linha 260 – Estação Franco da Rocha – Lago Azul Ortiz;
Linha 280 – Estação Franco da Rocha – Vila Elisa;
Linha 310 – Vila Palmares – Paradinha.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Ewerton Geniseli)