1º Congresso de Esporte: na piscina, crianças participam de teste de natação

Dentro da programação do 1º Congresso de Esportes, a piscina do parque municipal Benedito Bueno de Morais contou nesta quarta-feira (10), no período da tarde, com uma avaliação em natação proposta pelos integrantes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. – Leia sobre a 1ª parte do congresso

Essa atividade teve a participação da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, do Governo Federal, com a presença do secretário, Luiz Lima, ex-atleta olímpico de natação e graduado em Educação Física, que compareceu no município e colaborou com os testes realizados na piscina.

Veja fotos do treinamento realizado na piscina

Luiz fez uma avaliação sobre sua participação nessa atividade. “Como eu sou nadador, fui atleta olímpico, tive a felicidade de cair na piscina aqui em Franco da Rocha e dividir um pouco da minha experiência de professor e de educador físico. Pude também demonstrar algumas técnicas, como os quatro estilos de nados, não só para os atletas, mas para os professores também”.

Presente no local, Osvaldo Buziquia, atleta paralimpico franco-rochense, recebeu os parabéns do secretário Luiz. Osvaldo, foi campeão paralímpico dos jogos regionais com três medalhas de ouro e também conquistou os jogos abertos, com uma medalha de ouro.

Aprovação da atividade

Ana Beatriz, de 8 anos, estava muito empolgada, também caiu na piscina e ficou feliz de ter participado. “O teste foi muito bom e quando eu crescer quero ser uma nadadora profissional”, afirmou.

Gustavo, de 9 anos, foi outro participante que fez o teste, gostou e afirmou que também quer ser um nadador profissional. Pedro, de 8 anos aprovou a atividade e sonha em se tornar um atleta olímpico.

A mãe de Gustavo, Lindalva, também comentou sobre a avaliação que aconteceu no parque municipal. “Ele foi muito bem instruído pelo professor (Luiz), não teve medo, gostou e espero que ele tenha futuro na natação”.

A Secretária Adjunta de Esporte, Silmara Ciampone, destacou que os profissionais da área tiveram uma aula de qualidade, tanto no período da manhã quanto no da tarde. “Vai acrescentar muito no currículo e também no trato com o aluno. A partir desse congresso muitas outras sementes serão plantadas e será feito um trabalho de aperfeiçoamento profissional”.

Silmara também falou sobre a participação do Secretário Nacional de Alto Rendimento no evento. “Ele foi de uma simpatia incrível e, principalmente, um professor de educação física como Secretário, que ensinou, deu uma aula de didática, uma aula de metodologia de ensino para os nossos profissionais, que receberam um curso de capacitação gratuita imperdível. Isso vai trazer um grande amadurecimento para que nosso departamento continue com trabalho de qualidade, diversidade de atividades e dialogando com todos da nossa população”.

Visita ao CIE

Antes de chegar ao parque de Franco da Rocha, Luiz Lima fez, pela primeira vez, a visita ao Centro de Iniciação ao Esporte, o primeiro inaugurado no Brasil. Ele destacou o sentimento após ver o local. “Tive o prazer de visitar a cidade de Franco da Rocha e a felicidade de conhecer o primeiro Centro de Iniciação Esportiva, que funciona há quase um ano com um funcionamento exemplar e tem atividades como futsal, basquete, handebol, vôlei, ballet. A luta olímpica vai começar a fazer parte das atividades do CIE e pude presenciar a boa execução tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores. Também pude conhecer o parque da cidade, que conta com pista de atletismo, ginásio, campo de futebol, pista de skate e uma piscina”, contou.

O Secretaria Nacional de Alto Rendimento ainda destacou o trabalho desenvolvido pelo município na área esportiva. “Foi uma satisfação muito grande ver uma cidade que investe em esportes, que aplica bem o dinheiro do Ministério. Quando eu visito uma cidade que mantêm esse compromisso, bom funcionamento, o bom atendimento, e que os atletas e usuários estão sendo bem atendidos eu fico muito feliz. Parabéns a professora e secretária Silmara, ao prefeito Kiko Celeguim e todos aqueles que contribuem com o desenvolvimento esportivo dessa cidade”, finalizou.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)