Audiência Pública discute criação do Plano Municipal de Esporte, Atividade Física e Lazer

Um dia histórico para Franco da Rocha, assim pode ser definida a Audiência Pública que aconteceu na última sexta-feira (12), na Câmara Municipal e discutiu a criação do Plano Municipal de Esporte, Atividade Física e Lazer

O Prefeito Kiko Celeguim participou do evento e foi o responsável por fazer a abertura da audiência. “É um prazer estar aqui e participar desse marco para o esporte de Franco da Rocha”, afirmou.

Segundo o prefeito, esse plano é fundamental para consolidar tudo que tem sido realizado na cidade, o que já foi feito ao longo da história e o que será importante para colocar metas para o futuro. “Estabelecer isso em um plano concreto, com uma avaliação financeira para executar, com a participação da comunidade, isso significa que nós estamos plantando uma sementinha para uma árvore muito robusta e vai garantir que tudo que foi construído até aqui, no futuro, se tenha uma continuidade”.

Sobre as políticas de esporte, Kiko ainda destacou a expectativa para os próximos anos. “Esperamos que com a participação de toda a sociedade, possamos ao longo tempo, fazer com que o plano saia do papel e que a gente ofereça ainda mais a politica de esporte, desde as crianças menores que estão na iniciação esportiva, até a política de lazer para a terceira idade e trabalhadores num geral”.

Apresentação do plano

Na sequência da fala do prefeito, a Secretária Adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Silmara Ciampone falou sobre a importância da criação desse plano para o município e comentou sobre a construção dele. “Todas as propostas foram discutidas com os profissionais da área, que trabalharam na criação, para que as politicas públicas de esporte não retrocedam, independente de quem esteja à frente”.

Silmara também destacou a oferta de esporte e lazer no município, que cresceu nos últimos anos. “Hoje temos atividade para crianças, jovens, idosos e estamos caminhando para aumentar a oferta para pessoas com deficiência, além de esporte como prevenção de doença”.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer atende aproximadamente 4000 alunos, que estão matriculados nas diversas modalidades esportivas oferecidas gratuitamente para os franco-rochenses.

Além dos objetivos e trabalho para construção, foram apontadas as seis metas do plano. Confira abaixo:

Meta 1: Democratizar, universalizar, aperfeiçoar e especializar a oferta de atividade física, lazer, iniciação e aperfeiçoamento esportivo e esporte de alto rendimento nas instalações esportivas municipais públicas e privadas de Franco da Rocha/SP.

Meta 2: Instituir, em até 1 (um) ano após a publicação desta Lei, o Plano Municipal da Vida Saudável e Inclusividade Esportiva, pela gestão compartilhada de projetos e instalações sob controle dos entes públicos e privados das áreas de esporte, educação, cultura, saúde, assistência social e lazer de Franco da Rocha/SP.

Meta 3: Estruturar Franco da Rocha/SP como possível potência esportiva regional até 2020 e estadual até 2026 em pelo menos duas modalidades esportivas olímpicas coletivas e uma individual paralímpica.

Meta 4: Assegurar que ao menos 1 (um) atleta do município, dentro das modalidades de lutas, alcance o nível nacional, mundial e/ou olímpico até o ano de 2.032.

Meta 5: Ampliar o investimento público em esporte para atingir, no mínimo, o patamar de 1% do PIB municipal no 5ºano de vigência desta lei e, no mínimo, o equivalente a 1,5% ao final de 10 anos, podendo chegar a 2% com a complementação de recursos de investimento privado.

Meta 6: Organizar e estruturar a Secretaria de Esporte, Lazer e Atividade Física até 2.020.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)