Projeto “Somos Água” chega ao município

Desembarcou no município, na manhã da segunda-feira (15), a carreta “Somos Água” da Sabesp, trazendo um importante projeto de educação ambiental para o franco-rochense.

O caminhão está estacionado no Parque Benedito Bueno de Morais, aberto para a visitação do público, das 08h às 16h30, até o próximo sábado (20).

Quem passar pelo local, poderá acompanhar como é realizado o tratamento da água de esgoto, como a água chega na torneira das residências e a importância da preservação ambiental.

Tudo acontece de maneira interativa e lúdica. Ao entrar no veículo, o visitante já vê um cinema de imersão total, onde se sente a própria gota d’água, fazendo todo o seu trajeto até chegar nas casas da população. Na sequência, em outro compartimento está o laboratório, onde é possível, por meio da orientação dos profissionais da Sabesp, participar de análises físico-químico e análises micro-biológica. O encerramento da visita acontece na terceira parte do caminhão, onde estão os jogos interativos (que podem ser baixados para o celular ou tablet, de maneira gratuita pela App Store e Google Play) e também óculos de realidade virtual, onde é possível realizar a limpeza de uma caixa d’água.

Ao sair do caminhão, o visitante recebe um gibizinho especial da Turma da Mônica que tem como tema o uso racional da água e saneamento básico.

O Coordenador de campo do projeto “Somos Água” em Franco da Rocha, Wagner Alvarenga comenta a importância da carreta. “Todo trabalho que envolve educação, conscientização é algo muito valioso. Franco está sendo nossa parceira para que a gente possa trazer esse serviço para a população e explicar um pouco da importância que a água tem”, afirmou.

É importante ressaltar que a visita está aberta para todas as pessoas, independente do município que residem. Entretanto, é válido explicar que para conhecer o caminhão é necessário formar um grupo de ao menos três pessoas.

Visita dos alunos da rede municipal

Durante o primeiro dia do projeto “Somos Água” em Franco da Rocha, mais de 100 alunos da EMEB Maria Aguilar Hernandez, do Jardim dos Reis, estiveram no caminhão onde tiveram uma aula fora da sala, sobre a importância da água em nossas vidas.

Os grupos foram divididos em turmas com vinte alunos que acompanhados de seu professor e de um monitor da Sabesp tiveram a oportunidade de visitar os três compartimentos do caminhão, começando pelo cinema, onde aprenderam também sobre como a água é cuidada nas Estações de Tratamento, como ela chega na residência, entre outros ensinamentos.

No laboratório, os pequenos relembraram um pouco do ciclo da chuva no planeta e o porquê da água das chuvas não ser própria para o consumo, além de observar bactérias no microscópio.

A parte da visita que mais agitou os jovens franco-rocheses, como era de se esperar, foi na sala dos jogos, onde filas foram formadas para que cada estudante tivesse a oportunidade de aprender se divertindo.

Para o professor Marcelo Silva essa atividade fora da escola foi bastante válida. “É sempre importante trazer eles para esse tipo de ação, para que eles percebam, de uma maneira concreta como as coisas funcionam, nesse caso a água. Também é válido para ensinar aos alunos a importância da água, que ela é vida”, finalizou.

No decorrer da semana, mais escolas municipais irão ao local, participar do Projeto “Somos Água” que acontece em parceria entre a Sabesp e a Prefeitura.

(Texto e foto: Thiago Lins)