Novidade no esporte da cidade, o tênis cresce junto com Franco da Rocha

O esporte faz parte da vida de milhões de brasileiros e com o futebol no topo das modalidades implantar um esporte com menor alcance, até mesmo culturalmente dizendo, é um desafio que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha vem superando.

A inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro da Chácara São José abriu para a cidade um leque ainda maior para as cerca de 28 modalidades, agregando ao alcance dos munícipes a essa prática. Entre diversas novidades está o Tênis.

O esporte de origem inglesa é bastante conhecido, porém, pouco praticado no Brasil e, pensando em expandir seu alcance, desde outubro de 2016 está implantado na cidade. Quem ensina os 25 alunos que atualmente praticam esse esporte é Juliana Mojeszcyk. A professora ensina técnicas básicas como manuseio da raquete, posicionamento, domínio de quadra e as regras.

“Não é tão simples ter uma raquete, uma bolinha e um espaço para a prática do Tênis e o CIE deu essa oportunidade para a população. Disponibilizamos os materiais e uma quadra apta para as aulas. Como não é um esporte coletivo como estamos acostumados ele é pouco procurado, mas quem participa sente o gosto da modalidade e o interesse em continuar é imediato”, ressaltou a professora.

Praticado em uma região periférica da cidade, o principal intuito da inclusão Tênis em Franco da Rocha é alcançar aqueles que não têm condições de ter os equipamentos necessários para a prática e levá-los para competições.

Matheus Eduardo Barbosa Borges, de 17 anos e morador do bairro Monte Verde, visitou o CIE em dias de atividade e logo se interessou pelo tênis. Com mais de dois meses de prática ele não perde uma aula. “Foi um divisor de águas. Mudou totalmente meu dia a dia e minha perceptiva sobre o tênis. Para quem não conhece, recomendo totalmente, pois é ótimo”.

O esporte é um direito que vem desde a criança que joga bola descalça na rua, ao que tem tudo que é necessário para a prática de quaisquer modalidades. Influenciar à prática não deve ser apenas um dever da cidade, mas também um gosto particular da população pelo lazer e o bem-estar.

Quem tem interesse em participar das aulas de Tênis de Franco, deve procurar o Centro Social Urbano (CSU), dentro do parque municipal para realizar sua inscrição. Para isso é preciso levar duas fotos 3×4, atestado médico comprovando a aptidão para práticas esportivas, RG, CPF e comprovante de residência (caso seja menor de idade, os documentos são dos responsáveis). Confira imagens

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras no CIE, no período da manhã das 9h às 10h30 e durante a tarde das 15h30 às 17h.

(Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior)