Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o CEJUSC, é inaugurado em Franco

Na tarde da sexta-feira (23), foi inaugurado em Franco da Rocha o primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em cerimônia realizada no Fórum do município, na Praça Ministro Nelson Hungria. Confira imagens

O CEJUSC vai ser um espaço, como o próprio nome sugere, de conciliação entre as partes, antes que seja de fato instaurado um processo civil, ou criminal, por exemplo. O local, instalado dentro do próprio Fórum, vai contar com duas salas, uma para as audiências de conciliação e uma outra para triagem.

Diretor do Fórum da Comarca de Franco da Rocha, o excelentíssimo Juiz Raul Márcio Siqueira Junior falou um pouco a respeito do novo órgão jurídico do município. “O CEJUSC será um Centro de ajuda ao cidadão, com orientações pertinentes as dúvidas e problemas relacionados ao poder judiciário, além de soluções de conflitos”, afirmou durante seu discurso.

Quem também pôde conversar com os convidados e falar da satisfação de ver mais um órgão do tipo instalado no estado de São Paulo foi o desembargador José Carlos Ferreira Alves, Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. “Esse Centro Judiciário de Solução de Conflitos vem incrementar uma nova cultura, uma cultura de paz. Com as políticas públicas, com a resolução nº 125, veio a lei 13.140, o novo código de processo civil torna obrigatória a conciliação. Hoje isto deve ser privilegiado sempre. E com isso nasceu a necessidade de mudarmos a cultura, de termos uma cultura de paz. Uma cultura onde elementos que deveriam ser meros coadjuvantes passaram a ser protagonistas”, afirmou.

Além das autoridades do poder judiciário, também participaram da cerimônia de inauguração o vice-prefeito, Dr. Nivaldo da Silva, o presidente da Câmara, Eric Valini e os vereadores Josineto e Alex do Posto.

(Texto e foto: Thiago Lins)