X Conferência Municipal de Assistência Social debate temas importantes para Franco

A X Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no sábado (24), no prédio da ETEC, em Franco da Rocha e contou com a presença e participação de centenas de pessoas no evento.

Nesta edição, a conferência teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)” e a organização ficou por conta do Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que teve no encontro o objetivo de levantar temas que são importantes para a cidade na conferência regional.

Para dar início ao evento, foi feita uma apresentação dos corais dos Coletivos do Clube dos Idosos dos CRAS Lago Azul e Jardim Luciana, quando, na sequência, a mesa foi composta por autoridades municipais.

O prefeito Kiko Celeguim marcou presença e falou sobre a importância do encontro. “Espero que toda a representatividade dos que estão discutindo a Assistência Social possam produzir um excelente documento que nos norteará na execução das políticas públicas”.

Além disso, Kiko também destacou que a conferência é exemplo para um conjunto da cidade e do país como um todo, porque muito é falado de democracia e diante do que está acontecendo atualmente no Brasil, essa ação é a luta pela garantia de direitos. “A democracia não se faz apenas com voto, mas com o dia a dia. O documento que vai ser produzido nessa conferência é fundamental para a garantia de direitos, para que em um momento de crise, a gente não veja mais a população do país perdendo direitos”.

O trabalho desenvolvido pela Assistência Social também foi destaque na fala do prefeito. “Parabenizo todos os trabalhos desenvolvidos pela assistência. Vejo os grupos de coral, desenvolvidos nos CRAS da periferia que é um exemplo desse trabalho, que mesmo com muita dificuldade, pouco recurso, vem transformando a vida de muita gente, o que é fundamental”.

A Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro também falou sobre a X Conferência. “Nós da gestão damos todo o apoio para que o debate possa enriquecer e melhorar a política da assistência social de Franco da Rocha”.

Ellen Priscila Palandi, presidente do Conselho Municipal, apontou a importância de cada um presente no local. “Esse é um momento de grande importância, pois avalia o que está sendo executado e propõe-se o que é necessário. Somos agentes multiplicadores de informações, representando a sociedade num todo, garantindo a eficácia e a busca da qualidade do serviço prestados, entendendo e debatendo os eixos”.

A forma como a discussão estabelecida também foi ressaltada na fala da presidente. “Tudo é debatido em um espaço democrático de construção, garantindo o direito e fortalecimento do sistema”, finalizou

Segunda parte

Logo após o almoço, os participantes contaram com uma aula de zumba, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela professora Jaqueline, ao som de clássicos como “Conga, Conga, Conga” , alem de alongarem o corpo. O clima foi de descontração entre os presentes durante a atividade.

Ainda em parceria com a Secretaria da Cultura, houve também uma apresentação do grupo da oficina de percussão, oferecida pelo Centro Cultural, que animou a galera.

Para encerrar o evento, foram eleitos representantes do município, que levarão os pontos abordados durante o evento para a Conferência Regional.

(Texto: Ewerton Geniseli com colaboração de Paloma Cristina – Foto: Ewerton Geniseli)