Entregue, CAPS e Centro de Convivência estão de portas abertas

A saúde em Franco da Rocha recebeu na manhã desta sexta-feira (30), dois novos equipamentos, que auxiliarão centenas de cidadãos, com a inauguração do prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil Edivaldo dos Santos Costa e o Centro de Convivência Vera Lucia Magagnini Santos.

O prédio, localizado na rua Raul Bressane Malta, precisou passar por uma grande reforma, pois em 2013, fortes chuvas causaram um dano estrutural no local, que acabou condenado pela Defesa Civil. Agora, de cara nova e um espaço ainda maior, com ampliação de salas o espaço conta, entre outras coisas, com serviços de psicologia, dança, fonoaudiologia, terapia ocupacional, com assistente social, sala médica, posto de enfermagem, refeitório, quadra coberta e brinquedoteca.

Além disso, esse espaço integrado conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, arte terapêuticos (os oficineiros do local), responsáveis por fazer o serviço funcionar da melhor maneira possível. Veja imagens

Cerimônia de Inauguração

O evento de inauguração do CAPS e do Centro de Vivência foi realizado na quadra do espaço e contou com a participação de diversos atendidos pelo serviço e seus familiares, além de autoridades do município e de cidade vizinhas e, claro, dos parentes e amigos dos homenageados.

Responsável pela Secretaria de Saúde, Lorena Rodrigues de Oliveira falou sobre a antiga situação do município. “Quando chegamos nessa gestão nós tínhamos um sistema desarticulado de saúde mental. E, aos poucos, com muita luta, trabalho e esforço fomos construindo e consolidando a nossa rede. Inauguramos há dois anos o nosso CAPS adulto e hoje estamos inaugurando o nosso CAPS infantil, que vai entender nossas crianças com transtorno psíquico que estavam, infelizmente sem o atendimento eficaz e hoje vamos entregar também o nosso Centro de Vivência”, finalizou.

Em sua fala, o prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim destacou os esforços de todos os envolvidos para que o projeto pudesse se tornar realidade. “Gostaria de agradecer aos servidores em geral da prefeitura, que foram fundamentais para que isso acontecesse. Quando inaugura um serviço, que é o mais importante, evidente, destaca muito a atuação dos profissionais da saúde que vão tocar o dia a dia, mas às vezes esquece da atuação dos servidores que tornaram tudo isso possível. Destaco os envolvidos do setor de obras, que fizeram o projeto, fiscalizaram a obra, do setor de compras, licitações, finanças, porque sem isso a gente não consegue botar esse projeto de pé e oferecer esse serviço digno à nossa população”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Dr. Nivaldo Santos, os vereadores Alex Caixa, Eric Valini, George, Josineto, Valdir da Santa Casa e Neiva Hernandez.

Festa junina

A inauguração contou também com uma grande festa junina para os usuários do Centro de Convivência, com muita música, dança e comidas típicas.

A quadrilha da festa, aliás, contou com a participação especial do prefeito Kiko, que dançou e se divertiu com os jovens da unidade.

O que é o Centro de Convivência (CECO)?

Esse equipamento de Saúde tem por objetivo promover saúde, socialização e bem-estar, por meio de trabalhos realizados em oficinas de artesanato, culinária experimental, esportes e recreação.

O trabalho ali realizado pretende fortalecer vínculos solidários, promover o desenvolvimento de potencialidades, troca de habilidades, saberes e afetos entre os usuários do Centro de Convivência.

O que é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)?

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Orlando Junior)