Acolhimento Emergencial para moradores em situação de rua começa a funcionar nesta segunda

Começa a funcionar na noite desta segunda-feira (03), pelo segundo ano consecutivo, o Acolhimento Emergencial para pessoas em situação de rua, da prefeitura de Franco da Rocha, organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O espaço fica, na Vila Bazú e o local foi projetado e organizado para receber cerca de 30 pessoas por noite.

O Acolhimento vai funcionar de segunda a segunda, abrindo todos os dias às 18h, com a permissão de entrada até às 19h. A janta para os abrigados será servida às 19h30 que depois podem ir para os seus quartos para passar a noite. No dia seguinte, será servido um café às 07h30 e a saída para a rua às 08h.

No local, os moradores também poderão contar com um trabalho de higienização e limpeza, com o atendimento disponibilizado de barbearia. Além, é claro, de utilizarem os banheiros para sua limpeza pessoal.

Parceiros no atendimento

É importante ressaltar que esse serviço oferecido pela prefeitura conta com a ajuda de diversos parceiros, que auxiliarão no andamento do Acolhimento Emergencial. Entre algumas das entidades que vão apoiar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Solidariedade estão a Pastoral de Rua (ligada a Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição), Assembleia de Deus – Ministério Belém, Igreja Pentecostal Soberano Deus, Igreja Assembleia de Deus – Missão Pentecostal, Igreja Missionária Remanescente em Cristo, além de franco-rochenses voluntários que não possuem ligação com grupos religiosos.

A secretária de Assistência conta um pouco da importância desses parceiros no atendimento. “Apesar dos esforços que fazemos, é muito difícil encaminhar esses moradores em situação de rua para o vínculo familiar. Os voluntários que nos ajudam, que fazem entrega de sopa e cobertores para eles, criam vínculos com mais facilidade. Quando essas pessoas os trazem para o acolhimento, isso auxilia no trabalho da Secretaria, com a atuação de nossos técnicos para agir na criação desse vínculo familiar perdido”, explica.

Além da ajuda dos parceiros, a Assistência também vai atuar com os técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que estarão presentes todas as noites no Acolhimento, além da Secretaria de Saúde que vai disponibilizar profissionais para fazer o diagnóstico da saúde dos moradores em situação de rua e da Secretaria de Governo que vai auxiliar no local com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM), garantindo a segurança e tranquilidade do local.

Números do primeiro ano de atendimento

Iniciado em 2016, a ação acolheu cerca de 56 moradores em situação de rua. Esse número não se repetiu todas as noites, mas ao decorrer do programa, pois os acolhidos às vezes iam em um dia e no outro não apareciam, tornando o local com esse número rotativo.

Porém, um número importante, que deve ser lembrado, foi da ação realizada que resultou na reinserção de cerca de 6 moradores em situação de rua, que voltaram para o vínculo familiar.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Orlando Junior)