Futsal franco-rochense: uma fábrica de goleiros

O Futsal de Franco da Rocha se destacou durante o primeiro semestre com grandes partidas e vitórias dentro das quadras, que acabou resultando nos títulos dos times do sub-18 e sub-14, com a conquista do Campeonato Metropolitano de Futsal – série A2, um dos torneios mais importantes do estado.

A conquista, apesar de ser coletiva, teve como grandes destaques dois jogadores, cada qual em sua categoria, porém na mesma posição, os goleiros Wolfgang de Souza Alves, de 14 anos e Kelvin Lacerda Souza, de 18 anos.

Escola de Goleiros

A primeira conquista surgiu com a equipe sub-14, onde o goleiro Wolfgang, morador do bairro do Parque Vitória foi eleito o melhor jogador da final do Campeonato Metropolitano de Futsal, um feito incrível, já que, na maioria das vezes, o atacante é quem acaba recebendo tal honraria.

A partida contra a equipe de Santo André terminou com uma vitória por 1×0 para Franco, graças a bela atuação do jovem atleta que fez defesas fundamentais para essa conquista. O jovem franco-rochense agora curte as merecidas férias ao lado dos familiares e amigos, mas em agosto volta às quadras defendendo as cores da cidade na disputa do Campeonato Paulista.

Wolfgang, com seu amor pelo esporte e pela posição que escolheu defender, vem se destacando já aos nove anos de idade, nas escolinhas de futebol de Franco, onde defende as seleções de base do município. “Comecei a jogar no sub-09 e não sai mais, adoro jogar por Franco. Na minha posição me inspiro em meu pai que também foi goleiro. Defender a minha cidade é um motivo de muito orgulho para mim e quando comecei não pensei que conseguiria chegar até onde cheguei”, afirmou o jovem atleta, destacando a origem que vem de casa.

Dos Jogos Escolares aos títulos por Franco

O segundo destaque do gol franco-rochense é o atleta Kelvin Lacerda Sousa, morador do bairro da Vila Bela e capitão da equipe de Franco na categoria sub-18. Assim como o colega do sub-14, o amor ao futsal, a cidade e ao sonho de chegar a uma equipe profissional de futsal impulsionou o goleiro a conquistar o título de melhor jogador da final do Campeonato Metropolitano, além de ter sido eleito para a seleção do campeonato.

O goleiro despontou para o esporte em 2015, disputando os Jogos Escolares no município. De lá para cá, uma ascensão meteórica no esporte, principalmente no Futsal Federado e pela seleção de Franco da Rocha.

Em 2016 foi campeão dos Jogos Regionais na categoria principal. Já nos Jogos Abertos do Interior foi o titular da equipe que terminou no quinto lugar do torneio. Na mais recente conquista, do Campeonato Metropolitano, foi o responsável por iniciar a jogada que originou no segundo gol de Franco da Rocha, contra a equipe da Liga Leste. O placar final de 5×1 coroou os garotos franco-rochenses com mais um título em uma campanha avassaladora no torneio.

Kelvin, entretanto não terá descanso como o amigo Wolfgang, já que foi convocado para defender a cidade nos Jogos Regionais de 2017.

Em preparação para mais uma disputa, o goleiro conta um pouco de sua trajetória. “Comecei a jogar no gol, pois na escolinha que jogava não tinha goleiro e eu acabava sendo o cara que melhor defendia entre os outros. Depois disso, nunca mais voltei a jogar na linha”, afirma.

Sobre a posição em que atua, o jovem também conta sobre seu sentimento. “Hoje eu não trocaria mais essa posição por nada. Sou goleiro e é o que eu amo fazer”.

Prestes a jogar mais um torneio por Franco, Kelvin Lacerda falou da sua expectativa. “Eu espero poder trazer mais títulos e levar o nome de Franco mais longe. Defender a cidade é uma das melhores sensações, pois defendo onde vivo com muito amor e dedicação”, finaliza o goleiro.

Treinador de craques fala sobre a revelação de atletas na cidade

Além dos goleiros campeões, a cidade de Franco da Rocha continua revelando e desenvolvendo atletas nas escolinhas do Esporte, que podem assim, disputar campeonatos e despontar no esporte.

Um dos responsáveis pelo trabalho desenvolvido na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, é o treinador Tiago Mariano, que conta um pouco do trabalho desenvolvido. “Nós fazemos a captação de nossos jogadores em nossas próprias escolinhas. Somos em cinco profissionais de educação física, o professor Jonathan, Vander, Gabriel o Leonardo e eu. Todos nós aplicamos as escolinhas nos bairros e essa atenção acaba sendo um facilitador para trazer os garotos para as disputas. Tanto o sub-14 e o sub-18, campeões do Metropolitano são formados dentro de casa”, afirma.

Além disso, a descoberta de talento gera benefícios para outros clubes do estado, com jogadores franco-rochenses atuando em diversos clubes. “Hoje nós temos jogadores na Portuguesa, no São Caetano, no Juventus, São João e no Corinthians, jogando futsal ou futebol de campo, que foram descobertos e formados aqui”, finaliza.

O próximo passo para Franco da Rocha agora é disputar, com os meninos criados na base, os Jogos Regionais, em busca de mais conquistas coletivas e individuais.

(Texto: Thiago Lins – Fotos: Orlando Junior)