Clube dos Idosos completa 3 anos e oferece diversas atividades para melhor idade dos CRAS

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza há três anos o projeto Clube dos Idosos, que integra os participantes em atividades físicas, de coral, artesanato e culinária.

Nas aulas de ginástica que são ministradas pela professora de Educação Física, Mara Alba, participam aproximadamente 20 idosos, que realizam exercícios de aquecimento, alongamento e dança, na unidade do CRAS Jardim Luciana. Confira imagens

Criado em 2013, o Clube de Convivência tem objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos fortalecendo o vínculo familiar. “Promove ações e atividades pautadas nas características, interesses e demandas desta faixa etária, que propiciem vivência em grupo, experiências artísticas culturais, esportivas, lazer, rodas de conversa, combate a descriminação. Levando em consideração a centralidade da família”, segundo Ana Maria Ribeiro, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

A professora busca trabalhar de forma dinâmica e conta com o auxílio do jovem Cristiano da Conceição, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Em forma de círculo e ao som de músicas animadas, a melhor idade tem a oportunidade de elevar a autoestima e o condicionamento físico. “Participar dessas atividades é importante nas questões sociais, físicas e mentais. O social por conviver com outras idosas e ter contato com famílias. O físico, que ajuda no controle das diabetes, podendo melhorar a concentração, equilíbrio e força. E o mental que estimula a memória”, afirma Mara.

Os integrantes do grupo, conseguem notar a melhora nas atividades cotidianas assim como a senhora Antônia Maria da Silva, de 67 anos, moradora do Jardim Luciana, que participa do clube há um ano. “Minha vida fisicamente mudou bastante, tanto que eu não conseguia subir a ladeira aqui próximo, por um problema no joelho. Depois desses trabalhos eu ando bastante e não sinto tanta dor”.

A professora desenvolve as mesmas atividades nos CRAS do Jardim Luciana, Lago Azul, Vila Bazú e Monte Verde, e se sente agradecida pela oportunidade de dar aula para essa faixa etária. “Estou amando, pois há uma receptividade muito grande, aqui nós somos uma família, elas vêm para as atividades e acabam fazendo amizade, conquistando amor e carinho. Não há dinheiro que pague”, declara Mara.

A coordenadora do CRAS Jardim Luciana, Thaiz Camargo, ressaltou o quanto gosta de trabalhar com a melhor idade. “Com idosos é possível trabalhar aspectos como autoestima, relacionamento interpessoal, funcionamento cognitivo, autonomia e coordenação motora, que, muitas vezes, podem estar comprometidos. É muito prazeroso trabalhar com esse público”, concluiu.

Os munícipes que queiram dividir esses momentos de alegria e participar da oficina devem realizar o cadastro único, na unidade do CRAS mais próxima de sua residência. Serão prioritários os usuários beneficiários do BPC – Beneficio de Prestação Continuada e do programa Bolsa Família.

Confira abaixo os horários e endereços das atividades:

CRAS – Monte Verde
Segunda-feira, das 8h às 11h
Estrada Manuel de Jesus,95, Vila Palmares

CRAS – Lago Azul
Segunda-feira, das 10h às 12h
Quarta-feira, das 8h às 10h
Sexta-feira, das 8h às 9h
Rua Oroxó,165

CRAS – Jardim Luciana
Terça-feira, das 9h às 11h
Av. Pacaembu,11