No Parque, aula show de circo recebeu moradores da cidade para a prática de exercícios

Na última sexta-feira (4), no segundo dia do Festival de Inverno 2017, foi realizada a Aula Show de Circo, com o professor Mateus Laurini dentro do Parque Municipal. Cerca de 25 pessoas participaram da atividade, oferecida de maneira gratuita para a população.

A oficina teve início com os alunos que já participam do curso de circo no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. Em seguida, foi aberta ao público que estava no local e se interessou pela atividade. Entre crianças e adultos, o professor Laurini colocou os alunos para se exercitarem no que ele chamou de “aula inicial”. Confira fotos da aula

Mateus Laurini explicou um pouco sobre a atividade feita no parque. “Foi uma apresentação acrobática realizada em dupla, que nós fizemos antes da aula show. Esse número trabalha com equilíbrio, força e flexibilidade”, ressaltou.

Os benefícios da aula

A aula de circo contemporâneo acrobático, que é oferecida gratuitamente no Centro Cultural, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, é uma vertente que veio da França e conta com musicalidade e flexibilidade em uma performance corporal, diferentemente do circo tradicional, que envolve mais apetrechos.

“Existem inúmeros benefícios além dos corporais, que vão trabalhar grupos musculares bem específicos, além de trabalhar também a parte emocional. Percebemos que alguns alunos têm dificuldades de coordenação motora e isso acaba desmotivando eles, então, aqui a gente mostra que todo mundo é capaz de fazer qualquer coisa”, concluiu o professor.

“Atualmente, com a tecnologia cada vez mais enraizada na vida dos brasileiros, esse tipo de iniciativa é importante para incentivar a prática de exercício”, afirmou Júlia Garcia, que é aluna das oficinas de circo desde março deste ano.

Júlia contou ainda que é importante mostrar que no circo existem diversas modalidades e apontou sobre o quanto é essencial disponibilizar isso gratuitamente para a população que não tem acesso. “Acredito que é fundamental fazermos apresentações e aulas esporádicas. É uma forma da população ter acesso à cultura, porque nem todo mundo tem dinheiro para pagar uma academia de circo ou de dança, visto que é muito caro”, apontou a aluna.

Para saber mais sobre essa oficina procure o Centro Cultural, que fica na Avenida Sete de Setembro, s/n, no Centro de Franco da Rocha, ou ligue no número 4800-7575.

(Texto e foto: Karen Cristina)