Centro Cultural recebe espetáculo teatral inspirado nas relações humanas

Na última semana de setembro, dia 29, Franco da Rocha receberá o espetáculo “Spanda”, a partir das 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. O evento é uma realização da prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o Núcleo Performático Devas. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

O “Spanda” é um espetáculo, inspirado em textos do psicanalista Jorge Forbes e na ideia de que as pessoas possam ficar juntas sem se compreenderem. A atração combina dança, música – executada ao vivo por um DJ – e vídeo, e assim, proporciona uma discussão sobre a efemeridade das relações contemporâneas e o seu desenrolar, levando em consideração a comunicação virtual e a globalização.

Com a direção de Roberto Áudio e Josafá Filho, que divide a cena com a atriz Márcia Ylana, a peça tem duração de 50 minutos.

A partir de partituras gestuais pré-elaboradas e improvisações corporais, movimentos originais vão sendo propostos como meio para a dança, que envolve o desejo da comunicação, os medos e as dificuldades encontradas na jornada em busca de relações mais reais, táteis e sensoriais.

O enredo, que é dividido em três atos: Planície, Floresta e Oceano, traz um homem e uma mulher que dançam, dizem textos desconexos e se desencontram, mas não interagem. Assim, os personagens mostram as dificuldades de se estabelecer uma relação genuína nos dias atuais.

(Texto: Karen Moraes – Foto: divulgação – Arte: Dalmir Junior)