CRAS e CREAS aderem Dia D de Mobilização em Defesa do SUAS e não abrirão nesta quinta-feira (28)

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social comunica que nesta quinta-feira (28), os quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado (CREAS) estarão fechados.

A não prestação de serviço nesta data se deve ao Dia D de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma manifestação contra diversos cortes financeiros na área social, promovidos pelo Governo Federal.

A partir das 17h30, apoiadores do movimento estarão em frente à Igreja Matriz, próximo da estação de trens Franco da Rocha, da CPTM, e outro grupo ficará no Terminal Metropolitano Leste, entregando panfletos com informativos sobre os cortes previstos que afetarão, principalmente, as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Detalhes da paralisação

Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para a manutenção da rede socioassistencial brasileira são necessários no mínimo R$ 2,75 bilhões/ano, que foi inclusive a proposta aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, por meio da Resolução CNAS no 17/2017.

Porém, a previsão do orçamento da assistência social para 2018, encaminhado pelo Governo Federal à Câmara de Deputados, no valor de 78 milhões, fere o pacto federativo, e inviabiliza a manutenção das mais de 26 mil unidades da rede socioassistencial (CRAS ́S, CREAS ́S, Centros POP, Centros de Convivência e unidades de acolhimento), instalada em todos os municípios brasileiros.

(Texto : Ewerton Geniseli – Arte: Orlando Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).