Pastel da Vila: delícias produzidas no programa de Economia Solidária

Quem caminha pelo Centro da cidade possivelmente já se deparou com uma nova barraca de pastel, toda enfeitada de chita, montada na saída da estação de trens, na Avenida Ângelo Sestini (em frente à antiga base da GCM). Ali, funciona agora o Pastel da Vila, que é mais um exemplo de como o processo de Economia Solidária vem dando resultado no município.

Ao todo, o espaço que vende pasteis artesanais e sucos naturais é tocado por oito empreendedores que participam da Feira de Economia Solidária, organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Entenda como funciona a Economia Solidaria em Franco da Rocha

O negócio faz parte também do Fundo de Reserva Rotativo, criado pela Comissão da Feira de Economia Solidária, ou seja, uma parte do que é arrecadado com a venda da barraca vai para este fundo e o restante fica com os empreendedores. “O dinheiro no fundo pode ser investido em novas tecnologias, cursos, ou até mesmo na abertura de um novo empreendimento”, explica Lerilane Mendes, presidente da Comissão e uma das associadas do Pastel da Vila.

Dias de funcionamento

Por fazer parte da Feira de Economia Solidária, o estabelecimento não funciona todos os dias da semana, porém, de quinta a sábado é possível parar no local e experimentar um dos pasteis oferecidos na barraca e tomar um suco natural, preparado na hora pelos integrantes do espaço.

São mais de cinco sabores de pastéis oferecidos, como o de calabresa com catupiry, bauru, carne com queijo, pizza entre outros. No local, além do tradicional suco natural de laranja, a equipe trabalha também com uma fruta da estação.

Em pouco mais de um mês funcionando no local, o Pastel da Vila vem agradando a população que por lá passa. “O público tem elogiado bastante o nosso pastel e o ambiente que oferecemos aqui. Estamos contentes com a aceitação que temos recebido”, explica Lerilane.

Além da venda, a barraca também realizada um serviço social às quintas-feiras, com toda a renda arrecadada sendo destinada para uma instituição de caridade de Franco da Rocha. “A prefeitura entra com o insumo e a gente aqui oferece toda a mão de obra para fazer os pastéis e os sucos”, finaliza Lerilane Mendes.

O Pastel da Vila, realiza o atendimento ao público das 08h às 20h, às quintas, sextas e sábados.

(Texto e fotos: Thiago Lins)