Recuperação de sinalização viária é iniciada

Na noite de segunda-feira (16), a prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, iniciou o trabalho de sinalização viária horizontal nas ruas do município, visando diminuir o número de acidentes de trânsito com vítimas na cidade nos próximos anos.

Esse serviço só será possível graças a uma parceria realizada com o Detran, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), onde o órgão disponibilizou para a prefeitura um mapa onde é mostrado pontos em que colisões entre veículos gerou óbitos em Franco da Rocha, e outros pontos com alto índice de acidentes pelas ruas do município.

Tendo em mãos as informações, foi notado que a maioria dos acidentes acontecem nas Rodovias Estaduais, porém a prefeitura não pode realizar melhorias nessas vias e vai focar as ações nos pontos com maior risco de acidentes, em vias municipais.

A pintura

Esse trabalho foi dividido em três etapas e a primeira foi iniciada na noite de ontem, com a sinalização horizontal de diversas ruas da cidade. Essas vias vão receber a pintura em faixas de pedestres, lombadas, eixos centrais simples seccionado branco, eixos centrais duplos contínuo amarelo, faixas de bordo, marcas de canalização e também a pintura de lombofaixas.

As ruas que receberão o serviço que deverá ser finalizado em janeiro do próximo ano são: Dr. Hamilton Prado, Benedito Fagundes Marques, Basílio Fazzi, Avenida da Saudade, Estrada Municipal Ettore Palma, Avenida Tonico Lenci, Avenida Itararé, Avenida São Paulo e Avenida Pacaembú.

Próximos passos

Além da sinalização, outras ações acontecerão em Frando da Rocha, dentro do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, nos próximos meses. Ao final das três etapas previstas, a expectativa é que o número de acidentes com vítimas no município possa ser reduzido em até 50%.

A segunda fase do plano vai constar com campanhas educativas de conscientização para os pedestres, motociclistas e motoristas, e será iniciada ainda em 2017. Já a última parte da ação consiste na sinalização semafórica, que deverá começar em fevereiro do próximo ano.

Nesse estágio, alguns locais receberão conjuntos semafóricos, para garantir mais segurança tanto para os pedestres como para os condutores.

As vias contempladas serão os Cruzamentos da Avenida Tonico Lenci, com a Rua Estação Campo Limpo Paulista e a Estrada Professor Laudelino Alves Ferreira; o Cruzamento da Avenida Israel com o Viaduto da Vila Bela e a Rua Grécia; o Cruzamento da Rua Tiradentes com a Rua João Mendes e Rua Padre Vieira e o Cruzamento da Rua Dr. Hamilton Prado com a Praça Dom Bosco, sendo que neste ponto será apenas um conjunto de semáforo de pedestre no retorno com a Rua Benedito Fagundes Marques.

(Texto e foto: Thiago Lins)