Febre Amarela: você sabia que o macaco não é o vilão?

A campanha de vacinação contra Febre Amarela foi intensificada nas últimas semanas com o objetivo de imunizar a maior quantidade de pessoas possível.

Franco da Rocha não era, mas agora por conta da morte de macacos na região, entrou na zona de risco da doença, então se ainda não se vacinou, é importante procurar uma Unidades Básicas de Saúde ou os postos móveis de vacinações, por exemplo no parque e no terminal Leste, para se proteger do vírus.

Neste momento, é importante saber que o macaco não é um vilão e nem transmite a doença, o que acontece é que os mosquitos do tipo Haemagogus ou Sabethes, ao picar o macaco adoecido pode transmitir a Febre Amarela, sendo a morte do animal um sinal de que o vírus pode estar circulando nas proximidades.

Sendo assim, caso encontre um macaco morto, não mexa no animal e entre em contato imediatamente com o setor de vigilância, pelo número 4800-1948.

Vacinação contra Febre Amarela

Nesta semana, de 24 a 27 de outubro equipes do setor de Vigilância Epidemiológica fazem aplicação da vacina contra a Febre Amarela no Terminal Metropolitano Leste, das 16h às 20h.

No final de semana, 28 e 29 de outubro será a vez do Pretória e os agentes estarão na E.E José Parada, das 9h às 15h.

Quem passar pelo parque neste sábado (28) também poderá tomar a dose única da vacina, que será aplicada das 8h às 17h.

Ainda no Sábado, 28:
Terminal Metropolitano Leste, das 9h às 15h
UBS Monte Verde, das 9h às 15h
UBS Mato Dentro, das 9h às 15h
UBS Parque Vitória, das 9h às 15h
UBS Lago Azul, das 9h às 15h
Equipes no sistema casa a casa no Mato Dentro, das 9h às 15h

Domingo, 29:

Feira, das 9h às 15h
Parque, das 9h às 15h
Equipes no sistema casa a casa no Mato Dentro, das 9h às 15h

(Texto: Ewerton Geniseli – arte: Dalmir Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).