Museu “Osório César”: a história da cidade sendo tratada com respeito

Abrindo oficialmente o calendário de atividades em comemoração aos 73 anos de Franco da Rocha, aconteceu na tarde desta sexta-feira (10), o Lançamento da Obra de Restauro do Museu “Osório César”.

A cerimônia, tomada de emoção e boas lembranças, serviu também para mostrar o projeto de como ficará a “Casinha”, como é carinhosamente conhecido o local em que funcionava e voltará a funcionar o Museu franco-rochense. O evento, realizado no salão do Juquery, dentro do complexo hospitalar contou com a participação de dezenas de pessoas. Veja imagens do lançamento

Uma das autoridades a discursar no evento, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Taiana Garcia, agradeceu a todo esforço de todos envolvidos no projeto, como os servidores de sua pasta e outros funcionários de Secretarias que deram suporte para que o sonho de recuperar o espaço pudesse se tornar realidade, em uma luta iniciada em 2013.

Ainda em sua fala, Taiana explicou que o serviço para que o museu volte a funcionar já começou e que os desafios estão apenas começando. “Estamos hoje finalmente fazendo o lançamento da obra, mas queria deixar claro que ainda não chegamos aos 20% de execução desse projeto. Ainda nos falta muita dedicação para ultrapassarmos todas as etapas, mas é importante dizer que a primeira já está sendo realizada, com a catalogação das obras de artes, higienização e acondicionamento”, finalizou.

Finalizando o lançamento da obra, o prefeito Kiko Celeguim falou do futuro do espaço. “Depois da reforma, nosso desafio é fazer aquele prédio ter vida, alma, funcionalidade, fazer as pessoas visitarem e esse é o grande gesto que estamos iniciando aqui hoje”, explicou.

Além disso, o prefeito não deixou de destacar a importância do local. “Essa obra aqui em especial é muito importante, pois vai ajudar as novas gerações e futuros dirigentes de Franco da Rocha a compreender, conhecer o nosso passado e incorporar as coisas positivas da cidade em pauta a conservação de lugares assim”, finalizou.

A cerimônia contou com a participação de autoridades de outros municípios, como o prefeito de Caieiras Gerson Romero, vereadores de Francisco Morato e Mairiporã, além, é claro dos vereadores franco-rochenses Neiva Hernandez, Valdir da Santa Casa, Eric Valini, Alex Caixa, Kinho e George.

Como ficará o Museu Osório César após a reforma

Foi explicado durante o lançamento da obra que a recuperação do espaço vai ser realizada para que o prédio fique o mais próximo possível da concepção do original, construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

A maioria dos espaços do local estão bem conservados e passarão por um processo de restauração, respeitando a legislação de intervenção em um prédio histórico. Entretanto a obra vai além, dando atenção especial para o telhado do espaço, e as partes em madeira, como assoalho, entre outros.

Ao término da obra, prevista em 10 meses, o renovado Museu Osório César vai contar com recepção, loja, um café, três salas de exposição de pequeno porte, uma sala de exposição de médio porte, um ateliê para cursos e oficinas de pintura, para fazer com que o espaço tenha atividades ligadas a essa arte e escultura no espaço reservado para isso. O prédio também vai contar com banheiros, administração, o setor educativo, voltado para fortificar laços entra a população e a história do edifício e a sala técnica.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Orlando Junior)