Patinação ganha força na cidade

Quem gosta de visitar o Parque Benedito Bueno de Morais para realizar a prática de alguma atividade física ou esportiva, poderá encontrar uma nova modalidade no local, ganhando cada vez mais adeptos. A patinação. Veja todas as fotos

No local, em parceria com voluntários, todas as segundas-feiras acontecem o “Treinão de Patins Gratuito”, a partir das 19h30.

A iniciativa que se tornou uma febre no Parque do Ibirapuera em São Paulo, chegou ao município no final de outubro, por ação de um grupo de patinadores franco-rochenses que procuraram a prefeitura, solicitando um espaço no Parque para popularizar ainda mais a modalidade. Com o pedido prontamente atendido, os amigos já se reúnem semanalmente para ajudar novas pessoas que gostam da emoção de andar sobre as quatro rodinhas.
O “Treinão de Patins” é realizado atualmente para quatro turmas diferentes de alunos começando com o infantil, passando pelos iniciantes, curvas e freios, essas últimas que são categorias mais avançadas na patinação.

As categorias

A infantil é voltada para crianças com até 10 anos de idade que brincam na patinação. Já a modalidade para iniciantes foi pensada para os alunos que estão começando nos patins e que ainda não possuem muita perícia.

Dando sequência, o treino de freios é destinado para os patinadores que encontram dificuldades na hora de parar. A prática é realizada em diversas velocidades. Por fim, a quarta turma é voltada para curvas, onde o padrão é parecido com o anterior, desenvolvido para os praticantes que queiram aprimorar suas habilidades.

Em pouco tempo funcionando, o grupo já conta com cerca de 30 integrantes, divididos nas quatro categorias.

Quem quiser participar, começar a treinar e fazer novos amigos, pode acessar o grupo de whatsapp, no link Treinão Franco e conseguir mais informações.
É recomendável que os praticantes utilizem equipamentos de proteção, como joelheiras, cotoveleiras e capacetes, não só nos dias de treino, mas sempre que for patinar.

Quebrando barreiras

O “Treinão” foi criado com o intuito de unir as pessoas que gostam de patinar e que possam ensinar novos adeptos para que a modalidade cresça ainda mais, como explica o morador do Parque Vitória, Vanderlei Rocha, de 29 anos, criador do evento no Ibirapuera e que em parceria com amigos franco-rochenses traz também para a cidade. “Lá a gente via o pessoal andando sozinho e decidimos juntar um pessoal que andava a mais tempo e agrupamos essa galera mais experiente para ensinar os novatos. Feito isso, o negócio explodiu de uma maneira que a gente não esperava. Começamos com 30 pessoas, agora já são mais de 300 por treino, aplicativo para celular, página no Facebook com mais de 2000 mil pessoas. Estamos chegando na 24ª edição no Ibirapuera”, explica.

Em Franco da Rocha, o cenário encontrado foi semelhante ao de São Paulo, o que levou o patinador a trazer a iniciativa para sua terra natal. “O que eu via acontecendo em Franco é que muita gente frequentava o parque, ficava avulso, acabava comprando os patins, usando poucas vezes e depois encostando. Aí comecei a andar aqui e vi que o pessoal era um pouco fechado em panelinhas, fiz amizade com outros praticantes e estamos tentando quebrar isso da mesma forma que conseguimos quebrar no Ibirapuera”, finaliza.

O grupo de amigos e voluntários do “Treinão de Patins Gratuito” se encontram no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, na adjacência do viaduto (um pouco depois da pista de skate), às 19h30, todas as segundas, onde possuem o ofício para ensinar novos adeptos da patinação.

(Texto e fotos: Thiago Lins)