Representantes de Grêmio Estudantil levam sugestões para serem debatidas no gabinete

Os representantes do grêmio estudantil das escolas estaduais de Franco da Rocha, participaram de debates no gabinete da prefeitura, na segunda (4) e terça-feira (5), para apresentar dúvidas e projetos com o intuito de melhorar o rendimento escolar.

No primeiro dia do encontro, o prefeito Kiko Celeguim recebeu os alunos representantes do grêmio das escolas Benedito Fagundes Marques, Iraci Sartori, Isaura de Miranda Botto, Katia Maria Leme Tonelli, Paulo Duarte e Jocimara Vieira da Silva.

Ao longo da reunião, os jovens debateram eixos como o mercado de trabalho, segurança e falaram sobre a divulgação de eventos culturais por meio das redes sociais.

Para abrir a roda de conversa, o estudante Gabriel Queiroz, questionou o prefeito sobre quais são as dificuldades na inserção de jovens nos projetos da cidade e os desafios encontrados para isso. Em resposta, Kiko comentou que a ideia é encontrar cada vez mais temas que chamem a atenção da juventude e proporcionar atividades de interesse desse público.

A professora Adriana Lino perguntou sobre a possibilidade de um novo local para atividades culturais, além do Centro Cultural Newton Gomes de Sá. Logo após a sugestão, o prefeito explicou os projetos que estão previstos para acontecer na Casa de Cultura, como por exemplo a migração de algumas oficinas, assim que for concluída a reforma no local.

Já no segundo dia, foi a vez dos representantes das escolas Elvira Parada Manga, Benedito Aparecido Tavares, Ivone dos Anjos, Adail Jarbas Duclos, Zilton Bicudo, Adamastor Baptista, José Parada, Luiz Alexandre dos Santos e Pedro Lélis de Souza.

No encontro, ficou estabelecido a ideia de unir os estudos com outras atividades, como, por exemplo, envolver os jovens em oficinas de cultura, ou na prática de atividades esportivas e de lazer.

Para debater as possibilidades de parcerias dentro das condições do município, estava presente a secretária de cultura, esporte e lazer, Taiana Garcia e a adjunta, Silmara Ciampone. Elas puderam compartilhar um pouco dos projetos e oficinas que acontecem na cidade, aproveitando o momento para convidar os estudantes.

A coordenadora da escola José Parada, Kethleen Aires, comentou o quanto foi proveitosa essa discussão. “Achei muito bacana os educandos terem esse espaço para exercer democracia, que também aconteceu com as crianças e com a comunidade. Agora é a vez deles, dos nossos jovens”, afirmou.

Para finalizar os debates, o prefeito agradeceu pelos encaminhamentos decididos nas reuniões. “É muito importante saber que os adolescentes da cidade se preocupam com o futuro de todos nós, cidadãos. As ideias que ouvi aqui, com certeza, fomentarão o convívio entre as escolas e a política de governo”.

(Texto: Gabriella Oliveira – Foto: Ewerton Geniseli)